00:00
21° | Nublado

Casan seleciona empresa para ampliar Sistema de Esgoto Insular de Florianópolis

(Foto: Divulgação)

Publicado em 17/04/2017

A CASAN lançou essa semana edital para a concorrência pública internacional que vai escolher a empresa a ser contratada para a execução da ampliação do Sistema de Esgoto Sanitário Insular de Florianópolis. O projeto faz parte do Programa de Saneamento Ambiental financiado pela JICA, Agência de Cooperação Internacional do Japão, que prevê Sistemas de Esgotamento Sanitário nos municípios de Piçarras, Barra do Sul e Florianópolis (Ingleses, Saco Grande e Sistema Insular).

No total serão investidos R$ 404 milhões com financiamento da agência japonesa de fomento. Só na ampliação do Sistema Insular cuja licitação foi lançada agora o investimento estimado é de R$ 107 milhões, mas somente ao final da licitação será conhecido o valor da proposta vencedora, já que é na modalidade preço aberto.

A obra vai beneficiar 225 mil habitantes da Capital, ampliando a cobertura com esgotamento sanitário para os bairros Itacorubi, Parque São Jorge, Jardim Anchieta, Córrego Grande e Pantanal, onde a rede coletora já foi assentada. Também serão assentados 12 mil metros de rede coletora para atender também os bairros José Mendes e Morro da Lagoa, onde serão executadas 1 mil ligações domiciliares.

A ampliação inclui ainda o assentamento de 9.512 metros de emissários e a construção de 6 estações elevatórias. Ao todo serão mais três mil 753 ligações domiciliares acrescentadas ao Sistema Insular, que, junto aos outros investimentos que a CASAN está fazendo na Capital, farão aumentar a cobertura com esgotamento sanitário na Ilha de Santa Catarina para 72% até o final de 2018.

A Estação de Tratamento de Esgotos do Sistema, localizada na entrada da Ilha, será ampliada para tratar até 612 litros por segundo, contra 296 da vazão atual. Além da ampliação a ETE Insular será modernizada, com adoção de tratamento terciário completo, com remoção de nutrientes (elementos nitrogênio e fósforo).

As empresas interessadas têm até o dia 2 de junho para entregar os documentos de habilitação e as propostas de preço na CASAN. O edital completo, em versão português e inglês, está disponível na página da Empresa na internet: http://www.casan.com.br- link licitações.

 

Da Redação