00:00
21° | Nublado

Carreira do futuro: o que está em jogo no sucesso profissional

Foto: Reprodução

Publicado em 10/08/2020

Quais as profissões do futuro? Esse questionamento nunca saiu de moda e sempre fez parte de todas as faixas etárias, principalmente entre os jovens, que anseiam pela melhor resposta para não ficarem para trás. Entretanto solucionar essa questão não é tão difícil assim, afirma a psicóloga Gabriela Azevedo, especialista em Educação Socioemocional.

"As carreiras do futuro são aquelas em que as pessoas conseguirão ter uma atuação que as máquinas jamais terão. Os profissionais devem ser empáticos nas relações humanas, terem consciência social e sustentável, saber se comunicar integrando gerações, interagir num mundo globalizado, usar a criatividade para encontrarem  soluções e sempre produzir conhecimento”, diz a especialista.

Para contextualizar o mercado de trabalho ao longo do tempo, a psicóloga lembra da Revolução Industrial que, a partir de então, implantou mudanças significativas na relação com o trabalho. Nos tempos atuais, as startups representam melhor as mudanças do século XXI. Nelas temos ambientes mais descontraídos, relacionamentos horizontais, inovação em tecnologia, foco em resultado, pessoas criativas com boas ideias.

“Temos a tendência de olhar para as startups como as grandes detentoras das carreiras do futuro. Parece que, se não formos tecnológicos, estamos fadados ao insucesso. Não há dúvida de que acompanhar a transformação digital é fundamental para muitos profissionais, se não para todos. É inegável que incorporamos os benefícios da tecnologia em nosso cotidiano. Mas ser o ‘profissional do futuro’ não é, necessariamente, seguir uma carreira high-tech”, conclui Gabriela.  

Da redação