00:00
21° | Nublado

Carnaval de rua à prova de golpes financeiros

Confira cuidados de segurança para evitar dores de cabeça em pagamentos com cartão (Foto: Fernando Maia/Riotur/Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 30/01/2023

O clima do carnaval já começa a tomar conta das ruas e traz à tona a questão da segurança pública. Além da atenção para furtos em meio às multidões dos blocos de rua, também vale tomar cuidado na hora de fazer pagamentos com cartão. O head de cibersegurança do C6 Bank, José Luiz Santana, dá dicas de como aproveitar a festa e minimizar riscos financeiros. 

O primeiro cuidado é checar se existem senhas anotadas no bloco de notas do celular ou em conversas em aplicativos de mensagens. É importante também checar se no rolo de fotos do celular há imagens que revelam informações sensíveis, como senhas e dados pessoais. Uma pesquisa encomendada pelo C6 Bank ao Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), em 2021, mostrou que 21% dos brasileiros anotam senhas em blocos de notas e que 25% já compartilharam senhas de banco com familiares e amigos.

Depois, é hora de se certificar de que as configurações de segurança do celular e aplicativos bancários estão ativadas. “Caso ainda não tenha configurado limites para Pix, bloqueio automático de tela e autenticação com biometria para acesso ao celular e aplicativos financeiros, é hora de colocar as ferramentas de segurança em dia”, diz Santana. 

Vem chuva por aí! Confira a previsão do tempo

O C6 Bank, por exemplo, adota biometria facial para autenticar transações financeiras de saída de dinheiro da conta. Essa camada adicional de proteção é acionada de acordo com regras pré-estabelecidas pelo banco. A solicitação ocorre em TEDs, TEFs, Pix ou pagamentos de valores. Se um rosto diferente ao do dono da conta for exibido na biometria, o app será desativado permanentemente naquele aparelho. A ferramenta usa um banco de dados próprio. Isso significa que, em caso de furto ou roubo de celular desbloqueado, fraudadores não conseguem modificar a biometria facial associada à conta do cliente.

Outra funcionalidade é “locais seguros”, que permite que o cliente escolha os lugares geográficos onde as informações sobre investimento podem aparecer na tela do aplicativo. Fora desses locais cadastrados, a carteira aparecerá zerada e não será possível realizar transações. A ferramenta foi desenvolvida com o intuito de aumentar a segurança dos clientes e impedir que os recursos sejam acessados por terceiros em situações de risco.

Sempre com o cartão

- Nos bloquinhos e festas, o principal cuidado é não se separar do cartão. “Nunca entregue o cartão para vendedores fazerem o pagamento por você. Assim, você evita que o vendedor troque o plástico e devolva um cartão que não é o seu.”

- Ao pagar com cartão, é fundamental acompanhar todas as etapas do processo: verifique o valor da compra no visor da maquininha antes de digitar a senha, insira ou aproxime o cartão e, caso precise digitar a senha, faça com cuidado para que ninguém a veja. Em seguida, confira o comprovante de pagamento. 

- Armazenar o cartão adequadamente evita que ele seja danificado e apresente falhas, minimiza riscos de furto e evita sustos no meio da folia ao facilitar a localização. 

Na coluna do Urbano Salles: Estátua homenageia santo que visitou a Ilha. E mais!

- Outra dica é não usar o cartão em maquininhas que aparentem estar danificadas e desconfiar caso seja necessário repetir uma transação com cartão. Nessa situação, a recomendação é verificar no aplicativo do banco se o valor foi cobrado.

- Ativar as notificações do aplicativo de banco facilita a identificação de operações fraudulentas, uma vez que permite acompanhar todas as transações com os valores reais. 

- Vítimas de golpes financeiros devem comunicar o banco imediatamente para bloqueio dos acessos e registrar boletim de ocorrência.  

 

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI
 

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br