00:00
21° | Nublado

Capital tem 36 casos de gripe Influenza


Publicado em 04/09/2013

Até 31 de agosto, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria de Estado da Saúde registrou 418 casos confirmados de gripe pelo vírus Influenza em Santa Catarina.

Do total, 185 são casos de Influenza A (H1N1), 107 de Influenza A (H3N2), 112 de Influenza B e um pelo vírus Influenza A (não subtipado). Treze casos confirmados por Influenza A estão aguardando subtipagem pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen).

Os dados da Dive mostram que as regiões de Jaraguá do Sul, Grande Florianópolis, Itajaí e Joinville concentram o maior número de casos confirmados por Influenza no Estado até o momento.

O município de Jaraguá do Sul apresenta o maior número, com 67 casos confirmados de gripe por Influenza, seguidos por Florianópolis com 36, Joinville com 35, Criciúma com 18, Guaramirim com 17 e São José com 16 casos.

De acordo com informações da Dive, a faixa etária com maior número de casos de gripe por Influenza confirmados é a de 40 a 49 anos.
Mesmo
com a tendência de diminuição da circulação do vírus Influenza em todo o estado, a orientação da DIVE é manter o nível de alerta para todas as unidades de saúde, principalmente em relação aos idosos. “É importante que as pessoas mantenham os hábitos de higiene pessoal e a etiqueta da tosse”, lembra Gaudenzi.

O gerente de Imunização da DIVE, Eduardo Macário, destaca ser fundamental que a gripe tenha um diagnóstico rápido e tratamento adequado. “Aos primeiros sinais de gripe, principalmente nesta época do ano, as pessoas devem procurar as unidades de saúde. Os profissionais estão alertados sobre o perigo da gripe e todas as unidades de saúde estão abastecidas com o antiviral Fosfato de Oseltamivir (Tamiflu), que deve ser dispensado gratuitamente mediante receita médica”, complementa Macário.