Campeche celebra início da pesca da tainha
Em 1º de maio, no mesmo dia em que o trabalhador é homenageado, a Associação dos Pescadores Artesanais do Campeche organiza o tradicional evento que marca a abertura da pesca da tainha. Oficialmente os órgãos competentes determinam que a pesca esta autorizada apenas a partir do dia 15 de maio, mas o evento que acontece há mais de sete anos resiste marcando com tradição as festividades do Sul da Ilha.
A manhã é marcada com o tradicional café da manhã. Às 9h acontece à procissão, que sai da rótula da Av. Pequeno Príncipe seguindo com a missa campal, em frente ao Rancho da Canoa e que há oito anos abençoa a pesca da tainha.
A iniciativa partiu do pescador Getúlio Manoel Inácio, responsável pela fundação da Associação de Pesca Artesanal do Campeche, filho do seu Deca e um dos maiores incentivadores na defesa da cultura da pesca artesanal. Seu Getúlio é proprietário do Rancho da Canoa, local que hoje congrega grande parte dos pescadores e difunde a cultura açoriana. Além da pesca artesanal de beira de praia, o Rancho abriga os projetos: Cine Dona Chica, com sessões de cinema quinzenalmente aos sábados, e a roda de capoeira de angolas, as terças-feiras à noite.
Além da tradicional missa, também estarão presentes a Banda Gente da Terra, os alunos do Projeto Musica no Rancho da Canoa, a Dona Bilica, Roda de Capoeira e queima de fogos.
O quê: 8ª Evento de abertura da Pesca Artesanal da Tainha, Safra 2013
Quando: Quarta-feira, dia 01 de maio, às 9h.
Onde: Final da Avenida Pequeno Príncipe, no Rancho da Canoa, do Senhor Getúlio.
Quanto: gratuito
Da Redação