00:00
21° | Nublado

Campanha inspira solidariedade na Grande Floripa

Campanha incentiva a doação como prática contínua de cidadania. (Foto: Divulgação) ***CLIQUE PARA AMPLIAR FOTO

Publicado em 29/11/2024

Na próxima terça-feira, dia 03 de dezembro, é comemorado o Dia de Doar, data instituída há 14 anos com foco em mobilizar pessoas e instituições públicas, privadas e sociais, para ações de voluntariado e doações, apoiando aqueles que mais precisam. Inspirado na Terça-feira da Doação, que ocorre após o Dia de Ação de Graças nos EUA, o movimento vem crescendo anualmente no Brasil. Para fomentar ainda mais a solidariedade, o Instituto Pe. Vilson Groh promove uma grande campanha, com apoio de estabelecimentos comerciais da Grande Florianópolis, com objetivo de arracadar recursos para a continuidade das atividades da Rede.

A campanha conta com adesão de 30 estabelecimentos. Para saber quais as empresas aderiram ao Dia de Doar os interessados podem acessar no site.

“O importante é participar e impactar a cidade na perspectiva do bem comum numa época de tantos estímulos ao consumismo”, destaca Pe. Vilson Groh, presidente do IVG. E mais: “convidamos toda a sociedade a aderir ao movimento, frequentando esses locais e consumindo com a certeza de que parte de cada compra será revertida ao IVG”, completou.

Fortalecer a cultura da doação é fundamental, não apenas em tempos de crise, mas como um ato contínuo de cidadania e solidariedade. Dados da Fundação José Egydio Setubal revelam que apenas 17% dos brasileiros se dispõem a doar seu tempo como voluntários, enquanto 65% preferem dar esmolas, um gesto imediato que muitas vezes não promove mudanças estruturais. Além disso, apenas 28% da população já doou para organizações da sociedade civil, e entre esses, somente 37% planejam fazê-lo de forma recorrente. Esses números indicam não apenas a necessidade de conscientização sobre a importância do apoio organizado, mas também a oportunidade de incentivar ações mais planejadas, capazes de gerar impactos duradouros e fortalecer as instituições que trabalham diretamente na transformação social. É essencial construir uma cultura onde doação, seja de tempo ou de recursos, se torne um hábito incorporado ao cotidiano, ajudando a construir uma sociedade mais justa e solidária.

“Diante desse cenário, o Dia de Doar surge como uma oportunidade de incentivar o brasileiro a sair da indignação e partir para a ação, colocando em prática o seu desejo de se envolver com causas sociais”, finaliza Padre Vilson.

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI