00:00
21° | Nublado

Calor em SC: sensação térmica de 45°C

Meteorologistas alertam para temperaturas acima da média e risco de temporais. (Foto: Internet/ Reprodução)

Publicado em 10/02/2025

Temperaturas até 5°C acima da média e sensação térmica próxima de 50°C levaram o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a emitir um alerta laranja para a maior parte de Santa Catarina. O comunicado, divulgado na manhã desta segunda-feira (10), permanece válido até quarta-feira (12).

De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, a previsão indica máximas entre 32°C e 35°C nos planaltos Norte e Sul, enquanto o Litoral e o Oeste devem registrar entre 35°C e 38°C. Em algumas áreas do Oeste e Sul, os termômetros podem atingir os 40°C.

A combinação de calor intenso e alta umidade agrava a sensação térmica, tornando o ambiente ainda mais abafado. "Quanto maior a temperatura e a umidade, mais intenso o calor. Já em locais mais secos, a sensação tende a ser um pouco mais suportável", explica Scheuer.

O meteorologista alerta que, principalmente no Oeste e Extremo-Oeste, a sensação térmica pode alcançar os 45°C, podendo ultrapassar os 50°C em algumas regiões. "Será um calor escaldante nos próximos dias", destaca.

Vórtice ciclônico impulsiona a onda de calor

A onda de calor em Santa Catarina está sendo intensificada por um vórtice ciclônico, fenômeno caracterizado por uma massa de ar quente que começou a atuar no estado no domingo (9). Segundo Scheuer, essa massa de ar quente tem influência direta da onda de calor que se originou na Argentina.

A partir de quarta-feira (12), a aproximação de uma frente fria deve favorecer o aumento da instabilidade, possibilitando a ocorrência de temporais típicos de verão em diversas regiões catarinenses.

Recomendações para enfrentar o calor extremo

-Evitar exposição prolongada ao sol, especialmente entre 10h e 16h.
-Manter-se hidratado e usar protetor solar.
-Em caso de temporais, evitar áreas abertas e ficar atento a riscos de ventania, granizo e alagamentos.

A população deve acompanhar as atualizações meteorológicas e adotar medidas de precaução para minimizar os impactos do calor intenso e de possíveis tempestades.

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI