00:00
21° | Nublado

Cai produção de lixo nas festas de virada, mas segue alta nos domicílios

Menos festas resultou em resíduos para coleta

Publicado em 02/01/2021

Bem menos lixo sem festas públicas

Ano passado foram recolhidas 217 toneladas de resíduos nas festas públicas do Centro e das praias. Este ano, foram 70 toneladas. 

Sem as festas da Beira Mar Norte e Continental, deixaram de ser geradas cerca de 25 toneladas de resíduos. Isso que, no último ano, Comcap conseguiu coleta de forma seletiva 16 toneladas de vidro e encaminhar para a reciclagem. 

A geração da orla teve maior redução no Campeche, onde diminuiu 80%, e também em Jurerê. Em Canasvieiras, Brava e Solidão, foi intensa a presença na orla na virada. 

Os dados são apontados pelo Siscore (Sistema de Coleta de Resíduos), informa Bruno Vieira Luiz, engenheiro sanitarista e gerente da Divisão de Coleta Seletiva, com base na remoção de caixas estacionárias instaladas em pontos estratégicos e pesadas no Centro de Valorização de Resíduos (CVR), no Itacorubi. 

Movimento igual no Norte da Ilha

Em todo Norte da Ilha, o movimento de praia está intenso. De acordo com o gerente da Base Operacional Norte, Ivan Eleotério Luiz, este final de semana deve movimentar mais pessoas do que no mesmo período do ano passado. “Em Canasvieiras e na Brava, foi intensa a frequência na virada. O movimento até emendou com os veranistas do dia, mas estamos mantendo a orla limpa”, garante ele. Só na virada, foram recolhidos mais de 1,3 mil sacos de lixo da faixa de areia, o que corresponde a cerca de 26 toneladas. 

No final de semana de virada de 2019 para 2020, no Norte da Ilha, foram coletados 4 mil sacos de lixo das praias, mais de 80 toneladas de resíduos e, segundo Ivan, essa marca deve se repetir ou aumentar este ano até segunda-feira.

Virada com menos lixo no Campeche

No Sul da Ilha, informa o gerente Júnior Silvino Daniel, houve grande redução de geração de lixo no Réveillon no Campeche. Ano passado foram coletadas cinco caixas estacionárias na virada, este ano, apenas uma. A estimativa em peso cai de 36 toneladas para 7,2 toneladas, 80% a menos. Também houve redução em torno de 50% no movimento dos Açores e na Armação. Mas na Solidão, a virada acabou reunindo mais de 400 pessoas na faixa de areia e a quantidade de lixo recolhida no dia seguinte aumentou.

Redução de resíduos pela metade nas praias do Leste

Nas praias do Leste, informa o gerente Paulo Dalzotto, depois do Réveillon, foram coletadas cinco toneladas de resíduos na Joaquina, cinco toneladas na Barra da Lagoa, três toneladas na Praia Mole (foto) e 1,5 tonelada na Lagoa da Conceição. Ele compara que a geração de resíduos foi metade daquela registrada na virada do ano passado.

Da Redação