Brinquedos gigantes resgatam a magia dos anos 80
Eles são grandes. Eles têm história. Eles marcaram gerações quando a era da tecnologia ainda dava seus primeiros passos. Estamos falando dos brinquedos mais marcantes dos anos 80, construídos em formato gigante e que podem ser jogados de verdade na exposição interativa Brinquedoteka, que fica aberta ao público de 09 a 24 de abril, no vão central do Beiramar Shopping. Na mostra, é possível se divertir com as réplicas gigantes que reproduzem sucessos presentes no imaginário de muitos brasileiros, como Genius, Aquaplay, Futebol de Pinos, Cai-Não-Cai e Pula Pirata. Além dos brinquedos, telas de touchscreen reproduzirão, à escolha do telespectador, seriados da época e clipes de artistas como a banda Blitz e a apresentadora Angélica. Bancadas com games antigos, como o Atari, completam o circuito.
Saiba mais sobre os brinquedos gigantes:
GENIUS: era um brinquedo muito popular, que busca estimular a memorização de cores e sons. Com um formato semelhante a um OVNI, possuí botões coloridos que emitem sons harmônicos e se iluminam em sequência. Cabe aos jogadores repetir as sequências sem errar, que vão aumentando o grau de dificuldade a cada passo. O Genius foi o primeiro jogo eletrônico vendido no Brasil. Na Brinquedoteka o público encontra uma réplica com 2 metros de diâmetro, para equipes de quatro pessoas por vez brincarem.
AQUAPLAY: consiste num pequeno recipiente, em plástico transparente, enchido com água e vedado. Um botão na base (ou dois, de acordo com o modelo), acionam um mecanismo a fim de fazer a tarefa do jogo. Por exemplo: uma bola de basquete que deve passar dentro da cesta. Na exposição, o desafio será este, em um Aqualplay com 2 metros de altura.
FUTEBOL DE PINOS: um Mega Futebol de Pinos onde os jogadores se colocam dentro do campo e usam os pés para lançar uma bola de verdade na direção do gol adversário. O futebol de pino pode ser jogado em duplas.
CAI–NÃO–CAI: brinquedo fabricado até os dias atuais, mas seu lançamento foi em 1976. Ele é composto de um tubo, varetas e bolinhas de gude. As varetas precisam ser retiradas, sem que as bolinhas sejam derrubadas. Quem derrubar uma bolinha fica com ela até o final do jogo. O objetivo é retirar todas as varetas do tubo e ficar com o menor número de bolinhas. No evento o Cai-Não-Cai tem 2 metros de altura e as varetas 2 metros de comprimento cada.
PULA PIRATA: o jogo é composto de uma espécie de barril – com furos nas laterais e com um orifício na parte superior – onde é colocada uma miniatura de pirata e de espadas de plástico. Os furos das laterais são utilizados pelos jogadores que vão colocando as espadas nos furos.O objetivo é não deixar o pirata pular para fora do barril.
SERVIÇO:
Brinquedoteka – um resgate dos sucessos dos anos 80
Quando: 09 a 24 de abril
Local: Vão Central do Beiramar Shopping
Horário: 14h às 19h40
Entrada gratuita