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BR-101 pode ganhar túnel e mão única no Morro dos Cavalos

BR-101 pode ganhar túnel e mão única no Morro dos Cavalos
Proposta do Ministério dos Transportes inclui túnel único e uso da pista atual em mão única para cortar custos e acelerar obras. (Foto: Thiago Kaue/Secom)

Publicado em 07/07/2025

Uma proposta considerada mais viável financeiramente está em avaliação para resolver o congestionado trecho da BR-101 que atravessa o Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis. A ideia prevê a construção de apenas um túnel e o aproveitamento da pista atual para tráfego em sentido único, estratégia que pode diminuir o impacto da obra sobre o valor do pedágio e acelerar sua execução.

A sugestão foi debatida recentemente entre representantes do Ministério dos Transportes e o Fórum Parlamentar Catarinense. Segundo o deputado federal Pedro Uczai (PT), presidente do Fórum, a proposta partiu do próprio ministério e já foi encaminhada à concessionária Arteris, responsável pela rodovia, que deverá atualizar os estudos técnicos da região.

Diferente de alternativas anteriores — que incluíam dois túneis ou um novo contorno rodoviário proposto pelo governo estadual —, o novo modelo tem como foco manter a funcionalidade da rodovia com menor custo. Pelo desenho sugerido, o tráfego no sentido Norte–Sul passaria pelo novo túnel com quatro pistas, enquanto o fluxo Sul–Norte utilizaria a estrutura já existente, que seria transformada em mão única.

Essa mudança surge no contexto da reorganização do contrato de concessão da BR-101, que está em fase de “otimização”. O Tribunal de Contas da União (TCU) deve instalar neste mês uma comissão técnica responsável por avaliar, em até 120 dias, a viabilidade legal, financeira e técnica das intervenções sugeridas, além do impacto sobre as tarifas.

Segundo Uczai, o Morro dos Cavalos foi incluído como prioridade número um nas tratativas com o governo federal. “O ministério se antecipou, ouviu lideranças, empresários e o Fórum Parlamentar, e já solicitou a reavaliação do projeto”, afirmou o deputado.

A decisão final será compartilhada entre o Ministério dos Transportes, a ANTT, o TCU e a própria concessionária atual ou uma nova empresa que venha a assumir a administração da rodovia pelos próximos 15 anos. A renovação ou substituição da Arteris ainda depende de um processo que pode incluir leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo).

Além do Morro dos Cavalos, o plano de concessão inclui investimentos em cidades estratégicas como Joinville, Blumenau, Itajaí e Balneário Camboriú. Os aportes podem chegar a R$ 10 bilhões em três anos, abrangendo a BR-101 e também a BR-116, esta última com menor necessidade de obras.

“O trecho entre Florianópolis e Joinville é um gargalo evidente. Quem trafega por ali conhece os desafios. Precisamos de uma solução e essa proposta pode destravar um problema histórico para a economia catarinense”, reforçou Uczai.

 

 

 

 

Da redação

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