Bolsonaro e Braga Netto são condenados e tem maior pena entre réus
Com os votos de Carmem Lúcia e Cristiano Zanin, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, por 4 votos a 1, o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes, sob acusação de liderar uma trama para permanecer no poder após as eleições de 2022, o Gen. Braga Netto foi condenado a 26 anos de reclusão em regime fechado. É a primeira vez na história do país que um ex-presidente é punido por esse crime.
Seguindo voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, o colegiado entendeu que ele deve ser condenado pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
Bolsonaro está inelegível e em prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica, por ordem de Alexandre de Moraes.
A Corte condenou ainda mais sete aliados do ex-presidente na ação penal da trama golpista pelos mesmos cinco crimes.
A exceção é o réu Alexandre Ramagem, que foi condenado somente pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Deputado federal em exercício, ele foi beneficiado com a suspensão de parte das acusações e respondia somente a três dos cinco crimes imputados pela PGR.
Após três dias de votação, além de Moraes, os votos pela condenação foram proferidos por Flávio Dino, Carmen Lúcia e Cristiano Zanin.
Na sessão de ontem (10), Luiz Fux abriu divergência e verbalizou seu voto pelo período de 12 horas com várias citações de setenças, antes de absolver Bolsonaro e mais cinco aliados, alegando falta de material probatório. No entanto, o ministro votou pela condenação de Mauro Cid e do general Braga Netto somente pelo crime de abolição do Estado Democrático de Direito.
Veja as penas de cada um dos réus:
*Jair Messias Bolsonaro, ex-Presidente da República, 27 anos e 3 meses
* Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil, a 26 anos
* Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, a 24 anos
* Anderson Torres, ex-ministro da Justiça, a 24 anos
* Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, a 21 anos
* Paulo Sérgio Nogueira, e o ex-ministro da Defesa, a 19 anos
* Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin (neste caso, menos por dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado)- 16 anos e 1 mês e 15 dias e perda do mandato.
* Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência, a 2 anos de prisão, já que fez delação premiada
Da redação
Fonte: RCN SC
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Outros posts Ver todos
21° | Nublado


