Bolha de calor traz tardes de até 42ºC

Regiões do Sul e Centro-Oeste brasileiro estão sob os efeitos de uma intensa bolha de calor, que também afeta países vizinhos como Paraguai, Uruguai e Argentina. As altas temperaturas devem se intensificar ao longo da semana, atingindo níveis extremos, especialmente no Oeste do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.
A partir desta segunda-feira (13), cidades dessas regiões podem registrar termômetros acima dos 40ºC, com máximas que devem chegar a 42ºC em áreas do Oeste gaúcho. Em Santa Catarina, o calor será mais acentuado no Extremo Oeste, com previsão de 36ºC, conforme dados da Defesa Civil estadual. Além disso, o calor poderá ser acompanhado de pancadas de chuva e eventual granizo, resultado da combinação entre altas temperaturas e a umidade.
Bolha de calor amplia impacto nas regiões Sul e Centro-Oeste
De acordo com a MetSul Meteorologia, a onda de calor que já eleva os termômetros no Oeste do Rio Grande do Sul e Paraná persistirá durante toda a semana, especialmente entre quinta-feira (16) e sexta-feira (17), quando as máximas devem ultrapassar os 35°C em várias cidades. Em áreas da Grande Porto Alegre, os termômetros podem variar entre 36°C e 38°C, enquanto no Extremo Oeste catarinense, o clima deve oscilar entre calor intenso e chuvas ocasionais.
Previsão para Santa Catarina
O estado de Santa Catarina também sente os efeitos da bolha de calor, mas com menor intensidade. As temperaturas elevadas devem se concentrar no Extremo Oeste, enquanto outras regiões, como o Litoral e o Vale do Itajaí, poderão enfrentar chuvas isoladas. A partir de quarta-feira (15), há uma tendência de alívio nas temperaturas, com máximas caindo para 24ºC a 27ºC em grande parte do estado.
A Defesa Civil alerta ainda para possíveis rajadas de vento e pancadas de chuva mais intensas em áreas do Extremo Oeste e Planalto, associadas a sistemas de baixa pressão e à umidade.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
