Beiramar Shopping é palco de uma exposição interativa do Corpo de Bombeiros
Entre os dias 24 a 29 de setembro, o Beiramar Shopping recebe, no piso L1, próximo ao portão de entrada da rua Bocaiúva, uma exposição interativa sobre o trabalho e a história do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.
Compõem a exposição equipamentos, viaturas, camionetes, uma moto Harley Davidson de bombeiro, quadriciclo com moto-aquática, pranchão, totens interativos com vídeos narrando a atividade e seus perigos, manequins com roupas de incêndio e mergulho, além da distribuição de folheteria e material institucional, com dicas de procedimentos relacionados a incêndio e outros acidentes.
Além disso, militares irão passar orientações e tirar dúvidas sobre procedimentos e emergências como problemas cardiorrespiratórios, engasgamentos e afogamentos, diariamente, das 10h às 22h. A ação é gratuita e aberta ao público.
De acordo com o tenente Bruno Azevedo Lisboa, a exposição também tem o objetivo de ensinar o público presente a manusear e utilizar extintores de incêndio e botijões de gás com segurança.“Os militares presentes também irão orientar sobre salvamento aquático, regras e riscos de condutas inadequadas na praia. Acreditamos que quanto mais próximos da comunidade estivermos, mais chances temos de minimizar os riscos e acidentes”, comenta.
Homenagens
Na noite do dia 27, às 19 horas, o comando do Batalhão irá realizar uma solenidade para homenagear alguns bombeiros e alguns civis que atuaram em grandes ocorrências na história de Florianópolis. Dentre os homenageados está o Sgt BM José Carlos, que atuou no Incêndio do Hospital de Caridade. Estarão presentes também bombeiros que atuaram no Incêndio do Mercado Público e na Ponte Colombo Sales, que deixou a Capital sem luz.
Sobre o CBMSC
No Estado, as atividades militares de combate a incêndio tiveram início em 26 de setembro de 1926 na Capital, à época com apenas 27 integrantes oriundos da então Força Pública, sob o comando do Tenente Waldomiro Ferraz de Jesus.
Passadas mais de oito décadas desde seu surgimento, a Corporação catarinense é hoje referência para o restante do país. Atualmente são 14 Batalhões de Bombeiro Militar, com pelo menos 115 unidades operacionais em municípios (uma das melhores coberturas do serviço do Brasil) e 2.550 homens e mulheres treinados a serviço da população.
Desde as primeiras ações, a atividade de Bombeiro ampliou-se significativamente a serviço da vida. Agora, a Corporação entrega à Sociedade muito mais do que a precursora ação de combate a incêndio. Hoje em Santa Catarina o CBMSC presta serviços de excelência no combate a incêndios urbanos e florestais, atendimentos pré-hospitalares, resgates veiculares, salvamento aquático e em altura, entre outras atividades operacionais – sem mencionar a diversidade de atividades técnicas preventivas e a força-tarefa para atuação em desastres extremos.
Serviço
O que: Exposição Interativa do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina
Quando: 24 a 29 de setembro
Onde: Piso L1 no Beiramar Shopping
Da Redação