00:00
21° | Nublado

BC terá três praias no Programa Bandeira Azul

Além de Taquaras, terão a bandeira azul hasteada as praias de Estaleiro e Estaleirinho, que estrearam no programa na temporada 2018/2019 (Foto: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 06/10/2022

Mais uma praia de Balneário Camboriú terá a Bandeira Azul hasteada na temporada de verão. É a Praia de Taquaras, considerada apta pelo júri internacional do Programa Bandeira Azul para receber a premiação.

O resultado foi divulgado nessa segunda-feira, 03. Além de Taquaras, terão a bandeira azul hasteada as praias de Estaleiro e Estaleirinho, que estrearam no programa na temporada 2018/2019 e, desde então, renovam a premiação anualmente.

Inteligência emocional na infância: como desenvolver?

“Recebemos nesta semana o reconhecimento de cidade número 1 em Meio Ambiente do Connected Smart Cities, o ranking das cidades inteligentes, pelo segundo ano consecutivo. A bandeira azul hasteada em mais uma praia de Balneário Camboriú reafirma que estamos, enquanto administração e enquanto sociedade, fazendo um trabalho precioso em relação ao meio ambiente. Isso destaca Balneário Camboriú nacionalmente, e a torna, cada vez mais, referência para o Brasil”, pontua o prefeito Fabrício Oliveira.

A Bandeira Azul é um prêmio internacional que sinaliza para a população que a praia tem qualidade de água e é segura. É concedido a praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios que envolvem qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura, informação aos frequentadores e sensibilização ambiental. Na cidade, a Tedesco Marina também renovou a bandeira azul.

Outubro Rosa: salão de beleza da Capital faz corte social em parceria com a Amucc

Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho ficam na região das Praias Agrestes de Balneário Camboriú, na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa Brava, um local cercado de vegetação nativa. Há quase dois anos, essa região tem um plano de manejo, o qual determina as diretrizes e regramentos para o desenvolvimento sustentável da APA.

“Em Taquaras, melhoramos os acessos e disponibilizamos banheiros, além de monitorarmos a qualidade da água desde que a praia entrou na fase piloto do programa, em 2018”, diz a secretária do Meio Ambiente, Maria Heloisa Furtado Lenzi.

Para a temporada 2022/2023, o júri internacional do programa avaliou a inscrição de 29 praias e 11 marinas brasileiras, considerando todas aptas para receber a premiação. No total, 40 locais serão certificados com a Bandeira Azul em novembro, no início da temporada de verão no Hemisfério Sul, em evento presencial em Niterói (RJ). Santa Catarina tem 18 das 29 praias brasileiras aprovadas, além de quatro das 11 marinas brasileiras que obtiveram a premiação.

Hortas aproximam moradores à agricultura urbana

O principal objetivo do Programa Bandeira Azul é conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental. Para se qualificar para o Prêmio Bandeira Azul, uma série de critérios devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.

Estaleiro e Estaleirinho estrearam no programa na temporada 2018/2019

Balneário Camboriú estreou no programa na temporada 2018/2019, com as praias do Estaleiro e Estaleirinho. No início de 2017, o município habilitou-se pela primeira vez a obter o certificado. As praias foram cadastradas na fase piloto do Bandeira Azul, e começou o trabalho para o cumprimento de todas exigências, baseadas em 34 critérios. Entre as ações para a conquista do certificado, estavam a formação do comitê gestor do programa, contratação de técnico especialista, análises de água, diagnóstico das praias e reuniões periódicas com a comunidade.

Outra frente de trabalho atuou na instalação e recuperação de equipamentos nas praias. Estruturas como passarelas e decks, cerca de proteção da restinga e postos guarda-vidas passaram por reforma. Banheiro e chuveiros (ou lava-pés), novas lixeiras e placas informativas foram instaladas. Para envolver a comunidade e os banhistas, foram feitas ações de educação ambiental nas praias. O trabalho continuou ao longo dos últimos anos.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI