00:00
21° | Nublado

BC tem Arrancadão de Canoas Artesanais neste domingo

No arrancadão de canoas, duas embarcações por vez, na qual os pescadores a remo precisam movimentar a canoa como se estivessem cercando a tainha (foto: PMBC)

Publicado em 06/08/2022

Competições esportivas entre pescadores e apresentações artísticas para a comunidade em geral marcam o fim da temporada de pesca da tainha neste domingo (7), no 4º Arrancadão de Canoas Artesanais, em Balneário Camboriú. O evento será na Barra Sul e no Bairro da Barra.

Confraternização de pescadores catarinenses, o Arrancadão de Canoas Artesanais começa de manhã e vai até a noite (confira a programação no fim do texto). As provas vão ocorrer na Praia Central, na Barra Sul. Já na Praça do Pescador, no Bairro da Barra (basta atravessar a Passarela da Barra), estarão concentradas apresentações artísticas e comercialização de pratos típicos, como tainha assada, camarão frito, pirão e salada, isca de peixe e churrasco de igreja. 

As competições são para pescadores artesanais, mas o público em geral pode acompanhar as disputas, brincadeiras e os shows, gratuitamente. Um dos destaques é a competição que dá nome ao evento, o arrancadão de canoas. Consiste em uma disputa entre duas embarcações por vez, na qual os pescadores, a remo, precisam movimentar a canoa como se estivessem cercando a tainha. Estão previstas também provas de arremesso de tarrafa, cabo de guerra e escolha do pescador mais antigo e do mais novo. Haverá jogo de dominó (que é a distração nos ranchos enquanto é aguardada a chegada do cardume da tainha), gincana do prato de pirão (vence quem comer mais rápido), escolha da melhor canoa e do rancho que mais pescou durante a temporada da tainha em 2022. Os pescadores também vão disputar uma prova em que terão de recitar versos de improviso.

Promovido pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Fundação Municipal de Esportes e Equipe Arrancadão, o evento terá shows relacionados à cultura do litoral catarinense. Entre as atrações, está o grupo Dazaranha, encerrando a programação.

São esperados 315 pescadores, que vêm das praias de Itapema, Bombinhas, Governador Celso Ramos, Florianópolis, Palhoça e Imbituba, além das de Balneário Camboriú. A temporada de pesca da tainha começou em 1º de maio e terminou em 31 de julho.

A região Sul da cidade também será movimentada pela 11ª Festa da Tainha, que começa nesta sexta-feira (5) e vai até domingo (7), no Estaleiro, com comercialização de pratos típicos e apresentações artísticas. Saiba mais sobre a Festa da Tainha neste link: https://bit.ly/3P0toT9 .


PROGRAMAÇÃO

DOMINGO (7)

PRAIA – BARRA SUL (NA ALTURA DO NÚMERO 5.770):

7h30: Credenciamento dos participantes

8h: Escolha da melhor canoa

9h: Cerimônia de abertura com a presença das autoridades

9h45: Competição de Arremesso de Tarrafa

10h: Eliminatórias do Arrancadão das Canoas

11h15: Cabo de Guerra

11h30: Finais do Arrancadão das Canoas


PRAÇA DO PESCADOR – BAIRRO DA BARRA:

12h30: Almoço com música ao vivo: Banda Zanon Brothers

14h: Competição do Pirão

15h: Competições de dominó, versos, pescador mais novo e pescador mais velho e o rancho que mais pescou durante a temporada da tainha 2022

16h30: Cerimônia de premiação

17h: Música ao vivo com a banda Maria do Cais

18h: Show de encerramento com a banda Dazaranha