00:00
21° | Nublado

Banco Mundial entra em ação para unir Defesa Civil no Sul

Banco Mundial entra em ação para unir Defesa Civil no Sul
Iniciativa reúne SC, RS, PR e MS para criar um sistema integrado de Defesa Civil, com apoio técnico e financeiro do Banco Mundial. (Foto: Eduardo Valente /GOVSC)

Publicado em 09/07/2025

Santa Catarina assumiu protagonismo em uma proposta estratégica que pode transformar a gestão de riscos no Sul do Brasil. O estado recebeu, nesta quarta-feira (9), uma equipe técnica do Banco Mundial para discutir a implementação de um sistema integrado de Defesa Civil entre os estados que compõem o Codesul — Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

A iniciativa, que prevê a contratação de uma consultoria especializada com apoio do Banco Mundial, nasceu durante reunião do Codesul realizada em abril, em Brasília. O objetivo é modernizar e unificar os sistemas de resposta a emergências, aumentando a capacidade de prevenir e agir diante de desastres naturais com mais agilidade e eficiência.

Durante o encontro com os representantes internacionais, Santa Catarina sediou uma nova reunião do Codesul para avançar nos detalhes técnicos e alinhar os próximos passos. A proposta integra o contrato de financiamento que está sendo construído junto ao Banco Mundial.

O governador Jorginho Mello destacou a relevância do projeto, apontando a união regional como peça-chave para salvar vidas. “Estamos construindo um sistema de Defesa Civil mais moderno e eficiente. A parceria com o Banco Mundial fortalece nossa capacidade de agir rapidamente em momentos críticos”, afirmou.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Fabiano de Souza, classificou a iniciativa como um marco. “Já somos referência nacional, e essa integração fortalece ainda mais nosso papel na proteção de vidas e comunidades”, avaliou.

Representando o Banco Mundial, Jack Campbell ressaltou o potencial do projeto. “Ver os estados unidos em uma solução inovadora para a Defesa Civil é inspirador. Estamos satisfeitos em apoiar essa articulação”, disse.

A secretária executiva do Codesul, Micheli Petry, enfatizou o alcance coletivo da proposta. “A integração regional aumenta nossa capacidade de prevenir desastres e responder a emergências com mais eficácia”, declarou.

Já a secretária de Articulação Nacional e representante de SC no Codesul, Vânia Franco, destacou o impacto político da união entre os estados. “A articulação intergovernamental é fundamental para garantir recursos e uma resposta coordenada em momentos de crise”, afirmou.

O projeto reforça o papel de Santa Catarina como referência em inovação e segurança pública, consolidando o estado como líder regional na prevenção e resposta a desastres.

 

 

 

Da redação

Fonte: Secom

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI