Balanço Geral de 2022 é entregue pelo Governo do Estado ao TCE
Nessa terça-feira, 04, o secretário de Estado da Fazenda (SEF/SC), Cleverson Siewert, entregou ao Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) o Balanço Geral de 2022: Estruturar para Crescer.
A publicação, prevista em lei, mostra em detalhes a gestão orçamentária e financeira do Governo de Santa Catarina no último ano. Cabe agora ao TCE analisar e julgar tecnicamente os dados, indicando à Assembleia Legislativa a aprovação ou a rejeição das contas. O relator será o conselheiro Dado Cherem e o prazo para a conclusão do trabalho é de 60 dias a contar da entrega do Balanço Geral do Estado. Acompanharam a entrega do balanço o secretário-adjunto da Fazenda, Augusto Piazza, a diretora de Contabilidade e de Informações Fiscais, Graziela Luiza Meincheim, e o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari.
O Balanço Geral do Estado de 2022 está dividido em quatro volumes, além da mensagem apresentada pelo governador na abertura da sessão legislativa. O volume 1 detalha informações administrativas, econômicas, sociais, financeiras e contábeis do Estado. No volume 2 constam os anexos exigidos pela Lei Federal nº 4.320/1964 e pelas demais normas legais. O volume 3 apresenta o chamado Relatório de Atividades do Poder Executivo, que possibilita o acompanhamento físico e financeiro dos programas governamentais, bem como das ações priorizadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Já o volume 4 apresenta o Relatório do Órgão Central do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo.
Mulheres de SC em pauta: Encontro debate proteção e direitos delas
O secretário Cleverson Siewert destacou aos conselheiros o trabalho realizado pela Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais (DCIF) da Fazenda, que garante a qualidade dos dados contábeis de Santa Catarina, reconhecida como a segunda melhor do País pela Secretaria do Tesouro Nacional. “O Balanço Geral do Estado é um importante instrumento de informação para a sociedade. Nele, o cidadão encontra todas as informações da gestão pública, pode consultar os números e fazer a sua própria avaliação, exercendo um dos principais pressupostos da cidadania, que é a fiscalização da aplicação dos recursos públicos”, destacou Siewert.
Presidente do TCE, o conselheiro Herneus de Nadal destacou a importância da análise do Balanço Geral do Estado. “Quando os poderes e órgãos conseguem dialogar observando a harmonia e a independência, quem ganha é a população”, disse ao ressaltar as competências fiscalizatórias do Tribunal de Contas.
Balanço
O Balanço Geral do Estado é produzido pela Diretoria de Contabilidade e de Informações Fiscais (DCIF) da Fazenda. A diretora da DCIF, Graziela Luiza Meincheim, ressalta que a apresentação adota uma linguagem simples, acessível e menos técnica. “O documento observa aspectos técnicos e legais, mas também usa de linguagem clara para a população. Nosso compromisso é que essa prestação de contas seja cada vez mais fácil de ser compreendida por todos” aponta a diretora.
Números de SC
Santa Catarina encerrou 2022 com receita líquida de R$ 42,4 bilhões, superando o previsto na Lei Orçamentária Anual aprovada na Assembleia Legislativa (total de 114%). Descontada a inflação de 5,7% no período (IPCA), houve um aumento real de 16,5% na receita bruta. A despesa total empenhada (R$ 43,6 bilhões) cresceu 29,3% em termos nominais e 22,2% em termos reais quando comparada ao ano de 2021. SC também cumpriu a aplicação dos mínimos constitucionais em Educação (27,5%) e em Saúde (15,5%).
Acesso o Balanço Geral 2022 na íntegra pela página da Fazenda clicando AQUI.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br