BAILA FLORIPA 2016
A Associação Catarinense de Dança de Salão (Acads) realizará de 21 a 24 de abril a 15ª Mostra de Danças de Salão de Florianópolis – Baila Floripa, reunindo centenas de participantes de diferentes regiões do Brasil. O evento é considerado um dos maiores e mais completos do gênero no País por contemplar em sua programação apresentações convidadas e selecionadas em teatro, cursos práticos de nível avançado e iniciante, palestras, debates, mostra paralela aberta ao público, bailes e concurso de duplas.
A mostra oficial ocorrerá no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), entre os dias 21 e 23. Na sessão de abertura, a Dois Pontos Cia. de DançaTeatro, de Florianópolis, apresentará o espetáculo convidado “1717”. A noite seguinte inicia com um compacto de “Um Ano, Dois Meses e Três Semanas”, atração convidada da Oito Tempos Cia. de Dança, de Curitiba, e prossegue com os primeiros participantes especiais, coreografias selecionadas e professores convidados. Já no dia 23, será a vez do segundo grupo de trabalhos selecionados, especiais e convidados.
Cerca de 300 bailarinos de 35 grupos do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo exibirão trabalhos em ritmos diversos, como bachata, bolero, forró, salsa, samba de gafieira, samba-rock, sertanejo, soltinho, tango, valsa, west coast swing e zouk, nas vertentes tradicional e contemporânea. As coreografias selecionadas concorrerão ao Prêmio Aclamação Popular, que será definido pelo público.
Formação e diversão
Os workshops de diversos ritmos e técnicas, palestras, painéis de debate, cursos e aulas especiais serão ministrados por 50 professores convidados e recrutados por meio de edital público, no centro de convenções do Majestic Palace Hotel. Durante as tardes dos quatro dias, as atividades ocuparão quatro salas simultaneamente, além da área de convivência onde estarão instaladas uma feira de produtos, serviços e exposições.
Entre os profissionais de Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, estão os convidados Damyla Maria e Marcelo Grangeiro, que venceu a “Dança dos Famosos” no “Domingão do Faustão” em 2015 com a atriz Viviane Araújo; Rafael Barros e Carine Morais, brasileiros hexacampeões mundiais de salsa; Rafael Martins e Carolina Parpinelli, de São Paulo; Kadu Vieira e Viviane Soares, do Rio de Janeiro; Octávio Nassur, coordenador-geral do FIH2 Festival Internacional de Hip Hop e do Brasil Tap Jazz, de Curitiba; Katiusca Dickow, de Porto Alegre; e Sheila Santos, de Curitiba.
Ainda no hotel, no grande salão panorâmico, serão realizados bailes com DJs e conjunto musical, tocando os mais diferentes ritmos em todas as noites. É o ponto de encontro e o momento de descontração do Baila Floripa, quando os dançantes podem confraternizar e praticar o que aprenderam durante o dia. No último baile também ocorre a etapa final do campeonato de duplas Baila Duo, nas categorias profissional e amador, com os candidatos classificados nas baterias eliminatórias realizadas no dia anterior pela manhã.
Novidades
Ao completar 15 anos, o Baila Floripa resgata ações como a mostra paralela aberta ao público, que não era realizada desde 2014 e levou dezenas de dançarinos ao palco do Beiramar Shopping no fim de março. E também lança novidades, a exemplo do prêmio à melhor coreografia eleita pela plateia. É também a primeira vez que o evento conta com a chancela da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, além de implantar um edital público inédito para contratação de parte do corpo docente.
Segundo o presidente da Acads, Neville Fusco, o evento está consolidado “como uma das maiores referências em festival de danças de salão no Brasil. Buscamos inovar, trazer um novo olhar, e isto é um desafio, uma mudança de paradigma. A expectativa é que as pessoas possam sair do evento não somente com uma nova sequência de passos, mas com uma nova visão daquilo que elas vivenciam na dança de salão”.
Confira a programação, inscrições e mais no site http://www.bailafloripa.com/