00:00
21° | Nublado

Avaliações de 30 pontos turísticos da Capital são monitoradas pela prefeitura

Foto: PMF/Divulgação

Publicado em 15/07/2019

Um relatório elaborado pela Reviewr, startup especializada em gestão de avaliações e reputação online do Brasil, mostra que dos 30 pontos turísticos de Florianópolis que são monitorados, o Mercado Público foi o local  que mais recebeu avaliações. Foram 301 no total. Em segundo lugar, está o Parque de Coqueiros com 136 menções, e em terceiro, o Trapiche de Canasvieiras, com 54 menções. Esses dados são referentes ao período 4 de junho a 10 de julho. O acompanhamento é feito pela Prefeitura de Florianópolis, por meio do relatório, que é emitido semanalmente.

Reviews são as avaliações realizadas por pessoas do mundo todo sobre restaurantes, hotéis e atrações turísticas. Sites como TripAdvisor, Google, Booking, Facebook, entre outros, reúnem esses depoimentos para que as pessoas possam analisar antes de decidir pela compra ou consumo de um produto ou serviço. Esse serviço de monitoramento de avaliações foi cedido pela Reviewr à Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Florianópolis, por meio da rede solidária Somar Floripa. O objetivo é proporcionar ao poder público municipal, a identificação das necessidades dos visitantes. Os sites de onde as informações foram retiradas são: Yelp, Facebook, Google, TripAdvisor e Foursquare.

Pelo sistema da Reviewr é possível emitir um comparativo com períodos anteriores ou específicos. “Com essa ferramenta, o poder público municipal consegue estabelecer um panorama geral dos pontos turísticos, providenciar melhorias e aprimorar a experiência do usuário,” afirma o superintendente de Turismo da Prefeitura de Florianópolis, Vinícius de Luca Filho.

Mais tecnologia a favor do turismo em Florianópolis

Com o uso de Internet das Coisas, por meio de beacons, (dispositivos de localização que se comunicam por bluetooth com os smartphones), a plataforma Smart Tour Brasil, um dos projetos apoiados pela Lei Municipal de incentivo à Inovação, fornece informações turísticas multi-idiomas por proximidade do usuário ao atrativo turístico onde o beacon está instalado. O acesso pelos turistas a essas informações, geram dados em tempo real como: número de visitantes em determinado local, gênero e idade do usuário, número de compartilhamentos nas redes sociais, dias da semana de maior fluxo e tempo de permanência no local, criando assim um mapa turístico em tempo real da região. 

Com os dados é feita uma pesquisa relacionada a demanda do segmento de forma prática e de baixo custo. As informações são armazenadas em uma plataforma e os relatórios são repassados aos observatórios de secretarias de Turismo dos municípios onde a Smart Tour Brasil atua. Para a gestão pública, as informações geradas por meio do aplicativo se tornam uma importante ferramenta para tomada de decisões mais rápidas e eficientes e de auxílio na implantação de políticas públicas e ações efetivas para o setor. 

Conheça os 30 pontos monitorados pela Reviewr

Mercado Público 
Parque de Coqueiros 
Trapiche de Canasvieiras 
Parque do Córrego Grande 
Fortaleza de São José da Ponta Grossa 
Parque da Luz 
Catedral Metropolitana 
Praça XV
Ponte Hercílio Luz 
Museu Cruz e Sousa 
Trilha das Piscinas Naturais
Jardim Botânico do Itacorubi 
Dunas da Joaquina 
Parque Estadual do Rio Vermelho 
Praia Mole 
Santo Antônio de Lisboa 
Lagoa do Peri 
Praia Brava 
Jurerê Internacional 
Praia da Lagoinha do Leste 
Ilha do Campeche 
Praia do Forte
Caminho de Naufragados 
Praia da Joaquina 
Largo da Alfândega 
Rodoviária Rita Maria 
Costa da Lagoa 
Ilha dos Ratones
Projeto Tamar 
Trilha do Morro do Rapa