00:00
21° | Nublado

Autores de SC têm chance de lançar primeira obra

Autores de SC têm chance de lançar primeira obra
O Programa Cem Cópias Sem Custo abre inscrições gratuitas para autores catarinenses e residentes do estado há mais de cinco anos, oferecendo publicação de obras inéditas em três categorias. (Foto: ASCOM)

Publicado em 01/10/2025

A partir de hoje, 01 de outubro, escritores catarinenses e residentes do estado há mais de cinco anos terão a oportunidade de publicar suas obras sem custo por meio do Programa Cem Cópias Sem Custo, iniciativa do Governo de Santa Catarina gerida pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). As inscrições, gratuitas e contínuas, vão até 30 de setembro de 2026 e devem ser feitas exclusivamente pelo site.

Objetivo do programa

O programa, instituído pela Lei Estadual nº 19.044/2024 e regulamentado pelo Decreto nº 892/2025, visa incentivar a produção literária e acadêmica no estado. Além de fomentar novos talentos, a iniciativa busca democratizar o acesso à publicação, estimular a leitura e reforçar os acervos das bibliotecas e arquivos públicos estaduais e municipais com obras de autores catarinenses.

Quem pode participar

Podem se inscrever autores com renda mensal inferior a R$ 5.000,00, desde que a obra seja inédita. O programa oferece a publicação mínima de 100 exemplares por obra e aceita inscrições em três categorias:

Técnico-científico: trabalhos acadêmicos, historiográficos e biográficos.

Literatura: romances, contos, crônicas, poesias, novelas, ensaios e histórias ilustradas.

Literatura infantil: obras destinadas ao público infantojuvenil.

Outros gêneros, formatos ou categorias não serão contemplados. Cada obra pode participar uma vez por ano, e um proponente só poderá ser beneficiado uma vez ao ano.

Cronograma e regras

Anualmente, a FCC publicará uma portaria com o cronograma do programa, detalhando a quantidade de obras aceitas, os gêneros e categorias disponíveis. O objetivo é garantir transparência e organização para todos os interessados.

Mais informações

Dúvidas e esclarecimentos podem ser obtidos diretamente pelo e-mail: cocali@fcc.sc.gov.br.

 

Leia também:

- Transporte coletivo ganha itinerários mais rápidos

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI