00:00
21° | Nublado

Atletas de fora ganham acesso ao Bolsa Atleta em SC

Atletas de fora ganham acesso ao Bolsa Atleta em SC
Nova regra inclui atletas de outros estados com residência ou formação esportiva no território catarinense. (Foto: Agência AL)

Publicado em 25/09/2025

Atletas de outros estados que residem em Santa Catarina ou que tenham se formado esportivamente no território catarinense poderão, em breve, participar do Programa Bolsa Atleta. A mudança foi aprovada pela Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (24), durante sessão ordinária, e ainda passará pela votação da Redação Final antes de seguir para análise do governador.

A alteração foi proposta pelo deputado Marcius Machado (PL), autor do Projeto de Lei 327/2024. Ele destaca que a medida permitirá que esportistas que já vivem e competem no estado tenham acesso ao benefício. “Essa alteração vai agregar muitos atletas que vieram de outros estados ao esporte catarinense, que hoje não podem ter acesso a esse benefício, e passarão a ter esse apoio para a prática de sua modalidade”, afirmou.

Como funciona o programa
Criado no fim de 2021, o Bolsa Atleta é desenvolvido pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e oferece auxílio financeiro para esportistas de diferentes categorias — escolares, nacionais, internacionais, olímpicas e paraolímpicas. Até então, o benefício era restrito a atletas nascidos ou formados esportivamente em Santa Catarina. Com a mudança, também serão elegíveis aqueles que comprovarem pelo menos dois anos de residência ou de formação esportiva no estado.

Na edição mais recente, 1.299 atletas foram contemplados, totalizando um investimento de R$ 11,4 milhões em apoio ao esporte catarinense.

Mudanças na Constituição
Além da votação do projeto, os parlamentares aprovaram a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2025. A iniciativa, assinada pelo deputado Pepê Collaço (PP) e outros 14 parlamentares, prevê que a Sociedade Musical União dos Artistas de Laguna passe a receber apoio administrativo, técnico e financeiro do Estado.

A PEC será agora encaminhada às comissões da Casa para análise de mérito antes de voltar ao plenário.

 

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI