Ativista Maria da Penha faz palestra na capital na próxima segunda, 1º/12
No dia 01/12, segunda-feira, a ativista Maria da Penha realiza palestra que aborda o Dia Internacional de Luta das pessoas com deficiência, durante o 2º Prêmio Catarinense de Moda Inclusiva. O acesso ao evento, que será no Plenarinho da Assembleia Legislativa, às 19h, é livre e gratuito.
Sobre Maria da Penha
Maria da Penha Maia Fernandes foi a grande responsável pela Lei Maria da Penha (lei 11.340/2006), que institui mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. A farmacêutica, vítima das constantes agressões do então marido, é uma sobrevivente, já que ele tentou assassiná-la em duas ocasiões. Ela ficou paraplégica devido a um tiro na coluna que levou do agressor.
A luta para ver preso o homem que quase tirou sua vida virou um livro. Com a publicação, sua história se tornou conhecida internacionalmente, chegando em locais como a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). A instância aceitou a denúncia contra o Estado brasileiro e determinou expressamente, além do julgamento do agressor, a elaboração de lei especifica relativa a violência contra a mulher.
2º Prêmio Catarinense de Moda Inclusiva
A 2ª edição do Prêmio Catarinense de Moda Inclusiva acontece no dia 04/12, às 19h, no Centro de Eventos da Fiesc, na capital. O evento é uma ação cultural de moda que busca fomentar o surgimento de novas soluções em vestuário para pessoas portadoras de deficiência.
Da redação