00:00
21° | Nublado

Atividade econômica de SC acumula alta de 6,1%

Atividade econômica de SC acumula alta de 6,1%
Apesar do bom resultado no acumulado do ano, a economia catarinense registrou o terceiro mês consecutivo de retração em junho. (Foto: Divulgação)

Publicado em 31/08/2025

A atividade econômica de Santa Catarina registrou avanço de 6,1% no primeiro semestre de 2025. Os dados são do IBCR, indicador do Banco Central considerado uma prévia do PIB. A despeito do bom resultado do acumulado dos seis primeiros meses do ano, em junho a economia de SC teve o terceiro recuo consecutivo, de 0,1% frente ao mês anterior. Em maio o indicador mostrou queda de 0,3% frente a abril. Em abril o indicador mostrou retração de 1,3% frente a março.

A produção industrial recuou 0,8% em junho na comparação com maio. De acordo com informações do Observatório FIESC, a fabricação de móveis foi o setor com a maior queda no período, de 8,7%, seguido pela fabricação de produtos de borracha e de material plástico, que declinou 5,9%. Também apresentou queda o segmento de fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias, de 4,9%.

O comércio ampliado registrou alta de 0,2% em junho na comparação com o mês anterior, puxado pelas vendas de tecidos, vestuário e calçados, que cresceram 6,6%, seguido por vendas de livros, jornais, revistas e papelaria, que avançaram 3,5%. A comercialização de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com incremento de 2,5%.

Já o setor de serviços apresentou queda de 0,7% em junho frente a maio. Atividades turísticas registraram recuo, com declínio de 3,7%, puxada pelos serviços prestados às famílias (como restaurantes e lavanderia), que caiu 3,6%.

Primeiro semestre
A produção industrial registrou alta de 4,4% de janeiro a junho. O comércio ampliado teve crescimento de 4%, enquanto o setor de serviços apontou incremento de 4,6% no primeiro semestre em Santa Catarina.

No mesmo período, a produção industrial do Brasil teve alta de 1,2%, o comércio registrou incremento de 0,5% e o segmento de serviços avançou 2,5%.

 

 

 

 

Da redação

Fonte: Fiesc

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI