00:00
21° | Nublado

Atingidos por ciclone: Caixa libera FGTS para trabalhadores de 53 cidades de SC

Foto: Reprodução

Publicado em 30/09/2020

A CAIXA iniciou, pelo app FGTS, o atendimento para a liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores residentes nos municípios catarinenses: Abdon Batista, Anita Garibaldi, Antonio Carlos, Araquari, Ascurra, Aurora, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Belmonte, Benedito Novo, Blumenau, Brusque, Camboriú, Canelinha, Chapecó, Corupá, Descanso, Doutor Pedrinho, Faxinal dos Guedes, Florianópolis, Garuva, Gaspar, Governador Celso Ramos, Guabiruba, Guaramirim, Ilhota, Indaial, Itajaí, Itapema, Itapoá, Ituporanga, Joinville, Laurentino, Lauro Muller, Lontras, Luiz Alves, Massaranduba, Orleans, Palhoça, Penha, Pomerode, Porto Belo, Praia Grande, Rio dos Cedros, Rodeio, São José, Schroeder, Siderópolis, Tijucas, Timbé do Sul, Timbó, Treviso e Vargem, que tiveram suas casas atingidas por ciclone no final do mês de junho.

Terão direito ao saque os trabalhadores residentes nas áreas afetadas, conforme endereços identificados pela Defesa Civil Municipal. O trabalhador deverá possuir conta com saldo positivo no FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para saque é de R$ 6.220,00.

O pedido de saque por calamidade pode ser realizado no aplicativo FGTS, opção Saque Digital, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência, como forma de prevenir a disseminação do Coronavírus.

Ao solicitar o saque pelo aplicativo FGTS, o trabalhador poderá́ indicar uma conta da Caixa ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

SAQUE 100% DIGITAL – APP FGTS

Em fevereiro de 2020, a CAIXA disponibilizou no app FGTS o Saque 100% digital para todas as modalidades previstas em Lei. O Saque digital traz comodidade e possibilita que o trabalhador tenha acesso aos recursos a que tem direito sem a necessidade de atendimento presencial.

O app está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.

Segue orientações para o trabalhador que tiver direito ao saque por calamidade:

· Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro;

· Ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque - Calamidade pública” - acessar a cidade;

· Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade; comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação da calamidade havida em decorrência do desastre natural;

·  Selecionar a opção para creditar o valor em conta da Caixa ou de outro banco informada e enviar a solicitação;

·  O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado, de cinco dias úteis.

Os trabalhadores das regiões atingidas deverão encaminhar seus pedidos via aplicativo até o dia 20 de outubro, data limite para concessão do benefício.

App Saque FGTS

Ao solicitar o saque do FGTS pelo APP, o trabalhador poderá indicar uma conta de qualquer banco para receber os valores, sem nenhum custo. O trabalhador também poderá consultar os valores de seu FGTS já liberados para saque, fazer upload de documentos e acompanhar as etapas entre a solicitação e a liberação dos valores para o saque.

Documentação necessária (originais):

- Carteira de Identidade (também são aceitos carteira de habilitação, passaporte, identidade funcional):

- Comprovante de residência (original e cópia) em nome do trabalhador, cônjuge, pais (conta de luz, água ou outro documento recebido via correio), emitido nos meses de outubro, novembro ou dezembro/2019.

- Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).

Consulta do saldo do FGTS:

Para o trabalhador consultar o saldo do FGTS, a CAIXA disponibiliza o app FGTS (download nas principais lojas de aplicativos: Apple Store e Google Play), ou ainda no próprio site da CAIXA (www.caixa.gov.br) ou SMS FGTS.

Considerando as recomendações sanitárias de isolamento social para contenção da disseminação do vírus COVID-19 e para oferecer mais comodidade e segurança, a CAIXA possibilitou que o trabalhador saque os seus recursos sem necessidade de atendimento presencial. Basta solicitar pelo app FGTS e indicar uma conta de qualquer instituição financeira para crédito do valor. É simples, fácil e seguro.

O valor é limitado a R$ 6.220 por conta vinculada. O trabalhador não pode ter realizado saque do Fundo por situação de emergência ou estado de calamidade pública em período inferior a 12 meses.

A lista dos endereços das áreas atingidas reconhecidas pode ser consultada na Defesa Civil do município ou no local de atendimento indicado.

Como solicitar o saque FGTS

No app FGTS, fazer upload seguindo orientação constantes nas telas.

- Documento de identificação pessoal; e

- Quando solicitado pelo app FGTS, comprovante de residência em nome do trabalhador.

Para atendimento na agência, onde serão prestadas orientação e suporte para efetivação da solicitação do FGTS no aplicativo, a CAIXA orienta que o trabalhador leve:

- Documento de identificação pessoal;

- Carteira de Trabalho;
Comprovante de residência em nome do trabalhador;
Cartão PIS/PASEP ou Cartão Cidadão (opcional).

Regras para comprovação de endereço: 

- Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, extratos bancários, carnês de pagamentos), emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação da emergência ou calamidade havida em decorrência do desastre natural;

A prova de residência do trabalhador, cujo comprovante de endereço esteja no nome do cônjuge, ocorre pela apresentação da Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável;
O comprovante refere-se à residência habitual e fixa do titular, isto é, local do seu domicílio.

Mais Informações: www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/ e Fale Conosco 0800 726 0207

Da redação