Atendimentos da Justiça Eleitoral bateram recorde em SC
A procura pelos serviços da Justiça Eleitoral durante esta semana foi grande nos principais cartórios eleitorais da cidade, formando filas enormes, como vistas aqui na capital. Muitas pessoas deixaram os procedimentos de alistamento e transferência de título eleitoral ou mudança de local de votação para o prazo final, na última quarta-feira (07/05). O cidadão que perdeu o prazo e ficou com o título cancelado não poderá votar nas Eleições de 2014.
Apenas em Santa Catarina, em dez dias de plantão o número de atendimentos chegou a marca de quase 90 mil requisições. De acordo com a previsão feita pela Corregedoria Regional Eleitoral do Estado (CRE/SC), a expectativa era de que cerca de 85 mil eleitores compareceriam durante a semana.
Eleições
Em 2014 serão escolhidos representantes aos cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. A votação acontece no primeiro domingo de outubro, dia cinco. De acordo com a legislação eleitoral, todo brasileiro nato ou naturalizado, alfabetizado e com idade entre 18 e 70 anos é obrigado a votar. No entanto, jovens com 16 anos já podem fazer seu título eleitoral e participar na escolha dos candidatos.
Conseqüências
Infelizmente, o eleitor que estiver com seu título cancelado não poderá regularizar sua situação até novembro. Como as eleições ocorrem no primeiro domingo de outubro, esse eleitor não poderá votar e, mais tarde, terá de pagar multa por conta da ausência. O jovem que precisava fazer o título, mas não fez, também estará impedido de votar.
A segunda-via do título eleitoral pode ser retirada até 25 de setembro no cartório onde a pessoa estiver inscrita. Já as certidões eleitorais – como a de quitação eleitoral, de filiação partidária ou de crimes eleitorais – podem ser obtidas pela internet a qualquer momento, neste endereço.
Da redação