Área do futuro Jardim Botânico de Florianópolis será aberta para visitação
Dentro de 90 dias, quem mora na região do Itacorubi, deixará de só passar pela frente do futuro Jardim Botânico de Florianópolis. A área verde de 19 hectares, que fica às margens da rodovia Admar Gonzaga, será aberta para visitação, inicialmente como um parque, com pistas para caminhada, corrida e parquinho infantil. O termo de cessão de uso da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) para a Prefeitura de Florianópolis será assinado na próxima semana.
Em visita na manhã desta quarta-feira (29/06), ficou acertado que a Comcap (Companhia Melhoramentos da Capital) será a gestora da área, que aos poucos, irá se transformar no primeiro Jardim Botânico da Capital. Segundo o presidente da Epagri, Luiz Hesmann, todo o investimento realizado pelo Estado de R$ 637 mil será mantido. Além da estrutura já existente, a Epagri também irá providenciar um portal e iluminação, enquanto isso, a Comcap e Secretaria de Obras irão limpar o local e implantar as pistas para caminhada e parque infantil. “O terreno não precisa ficar fechado enquanto trabalhamos no projeto do Jardim Botânico, ao mesmo tempo em que a população aproveita, a Prefeitura trabalha na área”, disse o prefeito Cesar Souza Junior.
Os próximos passos
- A assinatura do termo de cessão de uso será marcada para a próxima semana;
- No mesmo dia da assinatura, a Comcap já poderá começar a limpeza;
- Na sequência, a Prefeitura irá implantar as pistas de caminhada, corrida e parque infantil;
- Ao mesmo tempo, a Epagri providencia o portal e a iluminação;
- A abertura deve ocorrer até outubro;
- Enquanto os moradores utilizam a área, a Prefeitura irá fechar as parcerias para transformar o parque em jardim botânico, que terá café no deque já existente, educação ambiental, berçário de sementes nativas e viveiro de mudas.
Da redação