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Aprenda a usar as críticas a seu favor

O ideal é manter uma postura receptiva para lidar com essa situação da melhor forma possível (Foto: Divulgação)

Publicado em 09/03/2017

Não importa o lugar que você trabalhe, sempre existirão pessoas prontas a criticá-lo e fazer julgamentos a seu respeito - desde críticas leves, rígidas, porque não gostaram do seu trabalho ou porque não gostam de você por algum motivo. De acordo com a coach de carreiras, Madalena Feliciano, a chave do sucesso corporativo, é saber receber essas críticas. 

Existem algumas atitudes que podem ser tomadas para que as críticas sejam aceitas e, ao mesmo tempo, não “machuquem” a pessoa que as recebeu. Segundo Madalena, refletir sobre alguns comentários a nosso respeito, por mais duros que sejam, ajuda a melhorar nossas relações interpessoais assim como o próprio autoconhecimento. “Além disso, manter a calma e ser tolerante nessas horas, demonstra controle e inteligência emocional, além de muito profissionalismo, que são sempre bem vistos pelos superiores”, argumenta a coach.

Caso surja a necessidade de responder às críticas, seja por que você achou injusta, ou porque até mesmo concorda, não faça isso sem antes pensar muito bem na resposta. Seja sempre cordial e tenha argumentos coerentes, vale muito mais a pena do que responder de forma impulsiva. "Pergunte como você pode fazer para mudar o quadro ou proponha você mesmo soluções. É sempre importante lembrar que aquela crítica foi feita por alguma razão e nesse caso, o profissional precisa manter a mente aberta”, aconselha a especialista.

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Também é muito importante não levar as críticas para o lado pessoal, entender de forma objetiva as mensagens – ou seja, o que deve ser feito para mudar, - não pedir opiniões se não estiver preparado para ouvir coisas que não deseja, e entenda que as críticas são sim muito importantes, mas que não podem lhe abalar. “As críticas já foram feitas, então, aproveite-se delas para melhorar seu desempenho profissional e também como pessoa”, conclui a coach.

 

Da Redação