00:00
21° | Nublado

Aplicativo ajuda mulheres vítimas de violência


Publicado em 29/05/2014

Mulheres vítimas de violência e pessoas que testemunharem estas situações podem a partir de agora denunciá-las por meio de um aplicativo para celular recém-lançado, o Clique 180. A ferramenta amplia as opções disponíveis para o atendimento desses casos.

Desenvolvido pela ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, em parceria com a SPM e apoio da Embaixada Britânica, o Clique 180 atende tanto mulheres em situação de violência, quanto pessoas que não compactuem e queiram ajudar denunciando as agressões. O aplicativo permite acesso direto à Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).

Ferramenta colaborativa

Além do acesso à central da SPM, que recebe denúncias e fornece orientações, o Clique 180 contém informações sobre os tipos de violência contra as mulheres, dados de localização dos serviços da Rede de Atendimento e sugestões de rota física para chegar até eles. Integram ainda o aplicativo conteúdos como a Lei Maria da Penha e uma ferramenta colaborativa para mapear os locais das cidades que oferecem risco às mulheres.

No Clique 180 são indicados, por exemplo, locais pouco iluminados ou onde há ocorrências de roubos nas cidades. Será disponibilizado um detalhamento da Lei Maria da Penha por capítulos, com explicações sobre cada tipo de violência que a mulher possa vir a ser exposta.

O aplicativo será permanente e está disponível para os sistemas IOS do Iphone e Android dos demais smartphones. Pode ser baixado na Apple Store ou na Google Play. Para tanto, basta digitar Clique 180 e seguir os passos de instalação.

Serviços disponíveis no aplicativo Clique 180:

- Informações sobre os tipos de violência contra as mulheres;
- A localização dos serviços da Rede de Atendimento e a rota física para chegar até eles;
- Um passo a passo detalhado sobre como agir e que tipo de serviço procurar em cada caso de violência contra as mulheres;
- Um botão para ligar diretamente ao 180 (a Central de Atendimento à Mulher para informações e denúncias);
- A Lei Maria da Penha;
- Uma ferramenta colaborativa para mapear os locais da cidade que oferecem riscos às mulheres.

Da redação