00:00
21° | Nublado

Antonieta de Barros é incluída no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria

Antonieta de Barros (Foto: Acervo familiar) **Clique para ampliar

Publicado em 05/01/2023

A catarinense Antonieta de Barros acaba de ganhar mais um importante reconhecimento. A primeira deputada negra do Brasil terá o seu nome inscrito no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. O ato consta no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 05, que traz a sanção da Lei 14.518/2023, pelo presidente Luiz Inàcio Lula da Silva. Nela, está confirmada a inclusão de Antonieta de Barros na lista de grandes personalidades da história nacional.

A professora e jornalista Antonieta de Barros nasceu em Florianópolis, em 1901. Negra e de origem humilde, é reconhecida por muitos como uma figura revolucionária. Fundou a própria escola, onde deu aulas para moradores carentes. Dedicou-se principalmente na luta contra os preconceitos de cor, classe e gênero no Brasil, e no combate ao analfabetismo de pessoas em vulnerabilidade social.

Saiba como denunciar o abandono de animais, prática que aumenta neste período do ano

Foi eleita a primeira mulher negra deputada estadual do Brasil, em 1934. Enquanto parlamentar, Antonieta foi autora da Lei que criou o Dia do Professor, celebrado nacionalmente em 15 de outubro. Ana Paula Lima (PT-SC) celebrou o feito em seu Twitter: "Antonieta é nosso orgulho e sua história merece ser conhecida por todos", postou.

Livro de Aço

O Livro de Heróis e Heroínas da Pátria, também conhecido como Livro de Aço, está localizado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. Os nomes dos homenageados que constam no Livro de Aço recebem o status de heróis nacionais.

Conforme a Lei 11.597/2007, que propôs a criação da honraria, o livro se destina ao “registro perpétuo do nome dos brasileiros e brasileiras ou de grupos de brasileiros que tenham oferecido a vida à Pátria, para sua defesa e construção, com excepcional dedicação e heroísmo”.

Alerta para aumento na procura por UPAS na Capital. Conheça o motivo

Além de Antonieta de Barros, outra mulher catarinense também já teve seu nome eternizado no Livro de Aço. Anita Garibaldi foi reconhecida como Heroína da Pátria em 2012.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI
 

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br