Alesc discute unificação das eleições e mandatos de 5 anos
O plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina deve analisar, nos próximos dias, o Projeto de Resolução 1/2025, que propõe a apresentação de uma emenda à Constituição Federal. A medida prevê a realização de eleições gerais em todo o país e a ampliação do tempo de mandato de representantes do Executivo e do Legislativo para cinco anos.
A iniciativa, de autoria do deputado Marcius Machado (PL), recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta terça-feira (18). O parlamentar defende que a unificação dos pleitos fortalece a estabilidade política e permite maior coerência na condução de políticas públicas, evitando interrupções a cada dois anos.
O relator da proposta na CCJ, deputado Volnei Weber (MDB), destacou que a Constituição Federal autoriza esse tipo de iniciativa, desde que seja aprovada pela maioria das assembleias estaduais, cada uma delas com maioria simples de votos. O parecer dele foi acolhido por unanimidade. “É uma matéria de grande relevância para o debate político nacional, cujo mérito cabe ao Congresso Nacional”, ressaltou Weber.
Farmácias com novos serviços
Na mesma reunião, a CCJ também aprovou a tramitação do Projeto de Lei 275/2023, de autoria do deputado Carlos Humberto (PL). A proposta modifica a Lei 16.473/2014 para permitir que farmácias e drogarias possam vender produtos típicos de lojas de conveniência, desde que haja previsão no contrato social da empresa e respeitada a separação física entre medicamentos e demais itens.
O texto havia voltado à comissão para análise de uma emenda da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, mas a mudança foi rejeitada. O relator, deputado Pepê Collaço (PP), lembrou que o entendimento do Tribunal de Justiça já autoriza a prática, desde que cumpridas as condições legais.
Cidade das passarelas
Outro projeto avaliado no mesmo dia foi o PL 399/2025, de autoria do deputado Marcos Vieira (PSDB). A proposta reconhece o município de Balneário Gaivota como “Cidade das Passarelas”.
Relator do texto, o deputado Napoleão Bernardes (PSD) destacou a pertinência da iniciativa, observando que a cidade possui 47 passarelas ao longo da sua orla marítima. A matéria segue agora para análise da Comissão de Turismo.
Leia também:
- Desemprego em SC atinge menor índice da história
Da redação
Fonte: Alesc
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Outros posts Ver todos
21° | Nublado


