00:00
21° | Nublado

Alesc cria rede de doadores para salvar vidas em SC

Alesc cria rede de doadores para salvar vidas em SC
Diversos servidores da Alesc aderiram à mobilização. (Foto: Fabricio Escandiuzzi)

Publicado em 23/07/2025

A campanha de doação de sangue promovida pela Assembleia Legislativa em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) resultou em 45 novos cadastros de servidores para doação de sangue à unidade.

Durante o “Junho Vermelho”, período alusivo à conscientização da doação de sangue, foi realizada uma mobilização no Palácio Barriga Verde e na Unidade Administrativa da Assembleia com o intuito de captar possíveis novos doadores.

A campanha também consistiu na atualização no cadastro dos doadores, contato com servidores e divulgação da importância da doação aos bancos de sangue do Hemosc, que no domingo (20) completou 38 anos de fundação.

A partir dos cadastros realizados, a partir deste mês de julho a Assembleia começou a realizar todo o trabalho de agendamento, suporte e o transporte dos servidores doadores até o Hemosc. Os primeiros quatro grupos já participaram da doação, incluindo o diretor geral da Casa, Leonardo Lorenzetti.

Planejada pelo Setor de Serviço Social da Coordenadoria de Saúde e Assistência, a mobilização continua durante todo o ano e entre os doadores foram captados servidores efetivos, comissionados e estagiários.

“Doar sangue é rápido, simples e pode salvar até quatro vidas. Esse cuidado deve ser uma prática constante, não só em junho”, afirma Thaiz Borges Martins Vieceli, assistente social da Assembleia e executora do programa.

Segundo ela, a campanha permanente busca construir uma cultura de doação contínua entre os colaboradores da Casa, incentivando o hábito mensal ou periódico. “Cada nova doação faz diferença nos estoques e no atendimento a emergências em todo o estado”, afirma. “Agradecemos a todos que já se cadastraram e doaram. Que a ação continue inspirando mais pessoas”.

Na campanha de 2024, 35 servidores e estagiários da Assembleia Legislativa doaram sangue para o Hemosc após a campanha de conscientização realizada em junho. Foram realizados agendamentos de treze grupos entre os meses entre agosto e dezembro.

Completando 38 anos de existência, o Hemosc coletou, entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2025, aproximadamente 72.700 bolsas de sangue, que resultaram em mais de 9 mil transfusões realizadas pelos ambulatórios e pelas agências transfusionais em todo o estado. Para ampliar o acesso da população à doação, a instituição também realiza coletas externas em diversos municípios, fortalecendo o vínculo com a comunidade, no primeiro semestre, foram realizadas 39 ações itinerantes.

“Nosso compromisso é garantir o fornecimento seguro e contínuo de hemocomponentes para todos em Santa Catarina. Os resultados alcançados são fruto da dedicação das nossas equipes e da solidariedade da população catarinense”, destaca a diretora do Hemosc, Patrícia Carsten.

 

 

 

Da redação

Fonte: Alesc

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI