00:00
21° | Nublado

Alesc aprova Dia Estadual de Abertura da Safra da Tainha

Data oficial reforça importância da pesca artesanal e da preservação ambiental nas comunidades costeiras de SC. (Foto: Rodolfo Espínola/Agência AL)

Publicado em 10/10/2024

O projeto de lei que institui o Dia Estadual de Abertura da Safra da Tainha na data de 1º de maio foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de Santa Catarina na quarta-feira (9). A proposição, do deputado estadual Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL), busca garantir o reconhecimento e fortalecimento dessa tradição catarinense, com um cronograma anual de atividades. Hoje, vários eventos de abertura da safra já são realizados pelo litoral, os mais famosos sendo nas praias do Campeche e Pântano do Sul, em Florianópolis.

A cerimônia no Campeche foi criada a partir de um sonho de seu Getúlio Manoel Inácio, pescador artesanal e líder comunitário, referência para a pesca e cultura da cidade. Em 2006, ele reuniu, em seu rancho (atual Rancho de Pesca sociocultural Getúlio Manoel Inácio), amigos e familiares para celebrar uma pequena missa e pedir proteção aos pescadores. Em 2019, o evento teve um papel importante na conquista do Termo de Registro da Pesca Artesanal da Tainha no Campeche como Patrimônio Cultural de Santa Catarina.

Marquito ressalta que a inclusão da data no calendário oficial do estado reforça a salvaguarda da pesca artesanal como um bem histórico-cultural imaterial catarinense, para além da sua relevância socioambiental e econômica. “Esse tipo de celebração não apenas marca o início da temporada de pesca, mas também promove a valorização da cultura local e o envolvimento das comunidades costeiras, além de ser um espaço de promoção da preservação ambiental”, complementou o deputado.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI