Alerta de riscos pela baixa umidade e qualidade do ar em SC
Nos últimos dias, Santa Catarina tem sido afetada pela fumaça das queimadas no centro-norte do Brasil, Bolívia e Paraguai. A combinação de massa de ar seco e quente com a fumaça causou uma piora significativa na qualidade do ar, especialmente nas regiões Oeste e Extremo Oeste.
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alertaram para os riscos à saúde decorrentes da baixa umidade relativa do ar e da poluição atmosférica. Desde domingo (8), o estado está sob um Aviso Meteorológico, com atenção para as possíveis consequências, como: desidratação e agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares.
Monitoramento e Previsão
A Central de Monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina acompanha em tempo real o transporte da fumaça. Estações de monitoramento do IMA registraram concentrações de partículas inaláveis (MP10) entre 80 e 130 g/m³, indicando qualidade do ar entre moderada e ruim.
A partir de sexta-feira (13), uma frente fria deve trazer chuvas para o estado. Devido à alta concentração de fuligem na atmosfera, é possível que ocorra o fenômeno conhecido como "chuva preta", onde a precipitação apresenta uma coloração escura.
Recomendações para a População
Para mitigar os riscos, as autoridades recomendam:
* Hidratação constante
* Uso de umidificadores de ar
* Evitar atividades ao ar livre
* Uso de máscaras
* Buscar atendimento médico em caso de sintomas respiratórios ou irritações persistentes
As autoridades seguem monitorando a situação e novas atualizações serão divulgadas conforme o avanço das condições meteorológicas.
Da redação
Fonte: RCN
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI