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Alerta: Conheça o novo golpe virtual por SMS

A Serasa dá dicas de como se proteger do furto de dados sigilosos por meio de mensagens via SMS (Foto: Reprodução/Internet) **Clique para ampliar

Publicado em 18/08/2022

Um novo golpe que visa roubar dados pessoais por meio de mensagens de SMS está fazendo vítimas em todo o País, de acordo com o Serasa. O nome dele é smishing.

A palavra smishing é a união dos termos SMS e phishing, como é conhecido o ataque cibernético aplicado por criminosos para furtar dados pessoais por meio de e-mail e outros canais virtuais. 

Diferenças entre smishing e phishing

Entre as informações mais visadas pelos dois golpes estão os dados do CPF, RG e cartões de crédito, além das senhas e login de e-mail. No phishing, os criminosos instalam softwares maliciosos (malwares) nos dispositivos das vítimas para obter os dados. 

Já no smishing, o golpe é aplicado por meio de mensagens de texto enviadas para o celular da vítima por SMS ou aplicativos de bate-papo. Basta um clique para que o ataque seja bem-sucedido. Nos dois tipos de golpes, os dados sigilosos das vítimas, como as informações dos aplicativos de bancos, podem ser furtadas de telefones, tablets e computadores.

Saiba como é aplicado o smishing

1. Os fraudadores enviam mensagens por SMS ou aplicativos de conversa, oferecendo serviços financeiros como quitação de dívidas, bônus em carteiras digitais ou solicitação de pagamento;

2.   As mensagens apresentam links ou redirecionam a vítima para um chat;

3.  Ao clicar no link ou participar da conversa, a vítima tem os dados pessoais roubados;

4.  Para parecer confiável e obter pagamentos ou transferências, o criminoso apresenta algum dado sigiloso da vítima, como o valor de uma dívida ou o número de um documento.

5. Geralmente, os golpistas se passam por funcionários de grandes empresas, entre elas a Serasa, e usam técnicas de convencimento para extrair os dados pessoais.

Reconheça as mensagens de smishing

1.   Mensagens sensacionalistas ou apelativas com o objetivo de despertar medo ou a curiosidade da vítima;

2.   Apelo emocional para fazer a vítima clicar nos links e baixar anexos fraudulentos;

3.   Uso de frases de urgência como “faça o pagamento hoje para não perder o acesso a sua conta”, “empréstimo com juros de 1% apenas para os 50 primeiros que clicarem”;

Cinco dicas da Serasa para evitar o smishing

A Serasa orienta o consumidor a desconfiar de mensagens vindas de desconhecidos, especialmente com links ou solicitação de pagamentos. Conheça as cinco principais dicas para não cair no golpe:

1.   Ao receber um SMS, verifique se a mensagem é de alguma empresa com a qual você se relaciona e se você já esperava receber um contato sobre o assunto.

2.   Não use aplicativos do banco ou cartão de crédito em redes públicas de internet.

3.   Não clique em links e não abra anexos recebidos por SMS de origem suspeita. 

4.   Não envie dados pessoais por SMS ou WhatsApp quando solicitados.

5.   Nunca publique dados pessoais em redes sociais. 

 

Fonte: Serasa

 

Da redação

 

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