Acumulado de chuva da Gde Fpolis já é superior à média de outubro
Entre essa segunda e terça-feira, dias 10 e 12, a região da Grande Florianópolis registrou um acumulado de chuva superior a 200mm (Figura 1). Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, Antônio Carlos e Águas Mornas foram os municípios mais atingidos, com um acumulado de 244mm, 224mm, 160mm e 153mm, respectivamente, em 72 horas, sendo que a maior parte da chuva ocorreu na terça-feira, 12, como mostra a Figura 2.
Totais elevados de precipitação, entre 50 e 100mm, também foram registrados em outros municípios entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte de SC, com destaque para Joinville e São José.
Chuvas persistentes durante três dias consecutivos, atingindo as áreas da Grande Florianópolis e Litoral Norte de SC, são típicas da chamada circulação marítima, conhecida na Ilha como “lestada”. Essa condição de tempo é caracterizada por um intenso fluxo de umidade transportado do mar para as áreas do litoral catarinense. Esse fluxo de vento interage com o relevo, favorecendo a intensificação da chuva em áreas bem localizadas.
Conforme a direção de vento predominante, a chuva mais intensa ocorre principalmente em municípios da Grande Florianópolis, como Palhoça, ou da região de Camboriú ou Joinville.
Fonte: Laura Rodrigues – Meteorologista (Epagri/Ciram)
Figura 1 – Total de precipitação entre 7h do dia 10 e 7h do dia 13/10/2021, em SC.
(Elaboração: Maikon Alves – Epagri/Ciram)
Figura 2 – Total de precipitação horária em Palhoça, entre 07 e 13/10/2021
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp