00:00
21° | Nublado

Ação silenciosa muda a rotina de milhares de estudantes em SC

Ação silenciosa muda a rotina de milhares de estudantes em SC
Iniciativa beneficia estudantes de baixa renda e combate a evasão escolar na rede estadual. (Foto: Divulgação / SED)

Publicado em 29/07/2025

Uma iniciativa que vai além dos muros da escola está transformando a vida de milhares de estudantes em Santa Catarina. Ao longo de 2025, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), distribuiu mais de 6,4 milhões de absorventes higiênicos a cerca de 67,6 mil alunas com ciclo menstrual, regularmente matriculadas na rede estadual de ensino.

A entrega dos itens é parte de uma política pública voltada à dignidade menstrual, com o objetivo de garantir que as estudantes não deixem de frequentar as aulas por falta de acesso a produtos de higiene. A medida busca combater a evasão escolar e assegurar melhores condições de permanência e bem-estar durante o período menstrual.

O benefício é destinado a estudantes cujas famílias estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), instrumento que comprova a vulnerabilidade econômica necessária para o recebimento dos produtos. Mais do que uma ação de assistência, a iniciativa se insere em uma proposta pedagógica mais ampla.

Durante o ano letivo, as escolas da rede também promovem atividades de orientação e educação sobre a menstruação como um processo natural do corpo feminino, contribuindo para a quebra de tabus e o fortalecimento da autoestima das alunas.

“Antes de estudantes, estamos lidando com pessoas. Promover acolhimento, escuta e respeito é dever do Estado e parte fundamental da nossa missão na educação pública”, afirma a secretária estadual da Educação, Luciane Ceretta. Para ela, ações como essa são motivo de orgulho e representam um avanço importante na construção de um ambiente escolar mais justo e inclusivo.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI