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7 dicas para promover sua carreira freelancer

Com mais de 14 milhões de desempregados a categoria Freelancer ganha força entre os brasileiros (Foto: Divulgação)

Publicado em 06/07/2017

O freelancer, termo inglês para denominar o profissional autônomo, depende basicamente da quantidade clientes conquistados e trabalhos desenvolvidos para alavancar sua carreira/projeto. E, para isso, é essencial que exista uma boa divulgação do trabalho realizado.

“Divulgar o trabalho e ter o nome conhecido, sem dúvidas, é um dos principais obstáculos no início da carreira. Por isso, é importante pensar em algumas estratégias para fazer o próprio marketing e divulgar o que você faz de melhor”, alerta o CEO da Crowd, Gabriel Carlos Matias.

Como promover à carreira freelancer? Veja abaixo algumas dicas, que o empresário separou, para tornar o seu trabalho conhecido entre os clientes.

1 – Qual é o seu nicho de atuação?

Provavelmente, o serviço que você oferece também é realizado por outros profissionais. Portanto, observe o seu ramo e em qual área específica você deseja se destacar. Dessa forma, sua concorrência com outros profissionais diminui e a chance de alcançar clientes aumenta.

É fundamental fazer essa distinção de setores e habilidades logo de inicio, pois será mais fácil encontrar clientes interessados nos seus serviços e o projeto será concluído de maneira satisfatória. É importante conhecer e dominar mais de uma habilidade, mas não “venda” seu trabalho de forma generalizada.

Quando o freelancer se dedica a um nicho, torna-se um especialista. Isso agrega valor ao trabalho desenvolvido e notoriedade ao profissional. Atuando em uma área específica, seu olhar ficará muito mais apurado e seu trabalho mais relevante.

2 – Desenvolva seu próprio conteúdo

Seja em um blog, canal no YouTube ou rede social, o profissional que opta por criar o próprio conteúdo promove sua carreira por meio desta atividade. A criação de conteúdo própria desenvolvida por freelancers, além de instruir pessoas interessadas em determinado assunto, também constrói um novo tipo de portfólio.

Já sabe o seu nicho? Então você já sabe sobre o que pode produzir. Se você é um programador, pode dar dicas de desenvolvimento de programas e softwares; um designer pode falar sobre novas técnicas e ferramentas da área e assim por diante. A variedade de assuntos é infinita.

Use palavras-chave relacionadas à sua área para a produção do conteúdo; isso ajudará navegadores a identificarem sua página em possíveis pesquisas. Quem produz conteúdo também é visto como especialista; faça e veja seu trabalho ganhar mais destaque.

3 – Construa um trabalho consistente

Como freelancers, os projetos desenvolvidos são para o cliente, mas fazem parte do seu portfólio. Portanto, seu trabalho deve ter uma constância, para que sua evolução como profissional possa ser notada.

Saiba destacar os pontos fortes de cada trabalho e como seu talento pode contribuir com a demanda do cliente e chegar ao resultado final.

4 – Vá além do online

Não basta apenas concentrar toda a sua estratégia para promover sua carreira no ambiente digital. Uma apresentação feita pessoalmente ainda possui muito valor. Pense que cada workshop, feira ou congresso é uma oportunidade de fazer networking pessoalmente com possíveis clientes.

Se prepare para um pitch, tenha um bom cartão de visita, e se achar interessante, ande com uma amostra do seu material ou use uma forma simples de apresentá-lo (num dispositivo móvel, por exemplo).

5 – Seu cartão de visita

Se você ainda não tem um cartão de visita, está na hora de repensar. Nunca se sabe o momento exato onde acontecerá o networking e o cartão é o que fecha a oportunidade. Na área de comunicação e marketing é permitido pensar em modelos mais criativos, que combinam com seu trabalho.

As informações principais são: logo, nome, profissão, e-mail, telefone e site ou link para o portfólio. E sempre tenha cartões com você! Dica: Fale sobre seus projetos em suas redes sociais e otimize a divulgação de sua carreira.

6 – Compartilhe seus projetos

Falar sobre seu trabalho no seu campo pessoal também é uma forma de promover sua carreira freelancer. Está escrevendo para diferentes sites? Fez um trabalho fotográfico especial? Compartilhe seus jobs em redes sociais relevantes. Use sua página no Facebook, seu perfil no LinkedIn e até mesmo no Twitter ou Instagram.

Desta forma, quem acompanha suas publicações nas mídias vai poder identificar seus trabalhos em outros espaços. Em casos em que o job não é assinado é ainda mais interessante este tipo de divulgação.

 

Da Redação