00:00
21° | Nublado

5 dicas de adaptações na casa para reduzir gastos

Arquiteta sugere mudanças simples para conter as despesas no fim do mês e economizar até 15%

Publicado em 15/01/2020

A crise econômica passa por quase todos os lares brasileiros. Hoje, mais de 60% das famílias estão endividadas. Só que na hora de cortar os gastos, muita gente esquece que, com medidas simples, já é possível fazer a diferença no fim do mês. Entre elas, iniciativas dentro de casa para adaptar o imóvel e reduzir custos. É o que mostra a arquiteta Laura Lopes, especializado em arquitetura bioclimática, com foco na preservação ambiental e na redução do consumo de energia e de água. A profissional levantou 5 dicas que podem ajudar na economia de até 15% da despesa mensal. “Implementando essas mudanças, além de ajudar no controle do orçamento doméstico, é possível desenvolver um hábito mais sustentável e cuidar do planeta”, revela. Confira:

1- Instale um temporizador no chuveiro. Esse equipamento funciona como um cronômetro que controla o tempo do banho e interrompe o fornecimento ou o aquecimento da água quente após um determinado tempo, variando de acordo com o modelo. Isso evita o desperdício e o gasto com energia.

2 - Opte pelos vasos sanitários com sistema ECOFLUSH, uma válvula com duplo acionamento, um maior e outro menor, que permite a escolha da quantidade de água a ser usada de acordo com a necessidade. O sistema pode ser utilizado em vasos sanitários com caixa acoplada.

3 - Instale, ainda, um arejador nas torneiras. Esse sistema mistura água com ar, diminuindo o fluxo da água, embora mantendo a sensação de volume. De acordo com dados da Sabesp, a torneira com o arejador pode reduzir em mais de 50% o consumo de água. 

4 - Outra sugestão é fazer reuso da água da chuva, captada através da calha do telhado, quando se pensa em casa. Ela pode ser aproveitada para descargas, limpeza do quintal, da calçada, para irrigação de plantas, jardins, e até lavagem de carros.

 5 – A pintura do imóvel também pode colaborar com a economia. Escolha sempre as cores claras, tanto para as partes externas e internas. Até o telhado pode ser pintado de branco. As cores claras refletem mais a luz e absorvem menos calor. Isso proporciona uma temperatura mais agradável, reduzindo a necessidade de ar-condicionado ou de ventiladores.