00:00
21° | Nublado

1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais inicia esta semana na Capital

Foto: Reprodução

Publicado em 06/06/2016

Gestores de cerca de 60 municípios, de oito estados, já estão inscritos para o 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, que será realizado em Florianópolis, dias 09/06 e 10/06 (sexta e sábado). Durante o evento, gratuito para servidores públicos, o foco será promover um grande diálogo entre prefeitos, gestores, vereadores e empresários sobre o uso da tecnologia na solução de diversos problemas urbanos, estimulando investimentos para o aprimoramento dos serviços e públicos e no desenvolvimento das cidades.

A iniciativa é da Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e apoiada pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), além de diversas entidades, Associações de Municípios e Prefeituras.

O diretor da Rede Cidade Digital (RCD), José Marinho, explica que o objetivo do Congresso é ajudar os municípios a serem mais digitais, inteligentes e empreendedores, por meio do compartilhamento de experiências, modelos, iniciativas e soluções em andamento nas localidades.

Inovações para o aumento de arrecadação e eficiência da gestão nos municípios também estarão em pauta no 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, conforme adianta o diretor da RCD. O SAJ Procuradorias, sistema adotado por Prefeituras de seis estados, Tribunais de Justiça e Ministérios Públicos, por exemplo, vem garantindo o recebimento das dívidas ativas dos contribuintes.

Cidades digitais

No caminho das cidades digitais, Marinho reforça que são diversos os exemplos no Estado de localidades que estão facilitando o acesso da população à internet e aos serviços públicos, além de avançarem no desenvolvimento por meio de tecnologias inovadoras. “Cidade Digital tem vários níveis, mas considero características que compõem uma cidade conectada, que permita a comunicação entre os prédios públicos para troca de informação, abrindo a possibilidade de se implantar inúmeros programas que estão facilitando o trabalho de gestores e impactando na vida das pessoas. No Congresso veremos vários exemplos neste sentido”, observa o diretor da RCD.

“Independente da tecnologia que se utiliza, conhecer e entender como as Tecnologias da Informação e Comunicação são essenciais em todos os setores de uma administração pública é o que considero mais importante nos eventos realizados pela Rede Cidade Digital, principalmente, por levar informação aos pequenos municípios”, frisa Marinho.

As inscrições são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas AQUI

Da redação