Orquestra Filarmonia Santa Catarina faz concerto nesta quinta
No dia 7 de novembro, a Orquestra Filarmonia Santa Catarina apresenta o espetáculo “Mestres da Era Clássica”, com a participação do solista Alberto Kanji (violoncelo). O concerto, o primeiro sinfônico da história da Filarmonia, será no Teatro Ademir Rosa, no CIC (Centro Integrado de Cultura), às 21h, com entrada gratuita.
Sob o comando do maestro Gustavo Fontes, 27 instrumentistas executarão o concerto para violoncelo em Ré Maior de Joseph Haydn, um dos mais importantes de todo o período clássico, e a sinfonia n°29 em Lá Maior de Wolfgang Amadeus Mozart. “Entre as sinfonias de Mozart do período intermediário, há duas que alcançaram especial relevo: a de n°25 e a de n°29. A sinfonia de n°29 celebrizou-se, sobretudo, pelo inconfundível lirismo natural de seus compassos iniciais”, observa Fontes.
O desafio é apresentar a música clássica, que fez parte da vida das pessoas entre a segunda metade do século 18 e o início do século 19, com as características da época. Contribuiu com a proposta agregar instrumentos de sopro à orquestra até então composta só por instrumentos de cordas, o que caracteriza um concerto sinfônico. “A entrada de instrumentos de sopro, timbres e cores diferenciadas dá mais vida ao concerto”, afirma o maestro.
Os ingressos precisam ser retirados a partir das 14h do dia 6 (quarta-feira) nas bilheterias do teatro do CIC, do TAC ou na Sonorità Produções.
Antes do concerto, a Orquestra Filarmonia Santa Catarina fará um ensaio aberto, das 10h às 12h. Alunos de três escolas públicas formarão a plateia.
Andréa Fischer
05/11/2013