Fisioterapeutas que atuarão nas Olimpíadas 2016 terão capacitação na Udesc
Cerca de 100 fisioterapeutas catarinenses participam neste sábado e domingo (23/08 e 24/08), da primeira etapa de um curso de capacitação e padronização para atuação nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Dois módulos do curso serão ministrados neste fim de semana no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), unidade da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.
O curso é promovido pela Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (Sonafe), com apoio do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito). O objetivo é capacitar e padronizar os procedimentos dos fisioterapeutas que trabalharão tanto nas Olimpíadas quanto nas Paralimpíadas. A participação dos profissionais é gratuita.
Alta procura
A fisioterapeuta Raquel Petry dos Santos, professora da Udesc Cefid, membro da Sonafe e uma das multiplicadoras do curso, informa que o número de vagas teve de ser ampliado em Santa Catarina em razão da forte demanda. “Prevíamos 50 vagas, mas houve 127 inscritos. Assim, teremos duas turmas simultâneas, capacitando 100 profissionais selecionados de acordo com seus currículos, e outros 27 estão na lista de espera para um próximo curso”, explica Raquel.
Os outros dois módulos, sobre bandagens esportivas e socorros de urgência, estão previstos para os dias 28/09 e 29/09, no Centro Universitário Estácio de Sá, em São José (SC).
DA redação