00:00
21° | Nublado

Tradição inglesa na Ilha da Magia
Costume em vários outros países no mundo, o brunch agora pode ser encontrado em Florianópolis

As tostadas são oferecidas na cafeteria com ingredientes indispensáveis como abacate, ovos, fiambres e cafés especiais. Os pães da casa são feitos com: farinha de trigo italiana, água e sal Fotos: Divulgação/Bossa República

Publicado em 07/08/2017

De origem inglesa e tradição aderida pelos norte-americanos, o brunch é a combinação do breakfast (café da manhã) e lunch (almoço), e daí a origem do nome breakfast + lunch = brunch. Servido entre as últimas horas da manhã e as primeiras da tarde, a refeição junta os prazeres dos dois cardápios, sem regras na hora de misturar o melhor de ambos os menus. Perfeito para quem gosta de acordar tarde aos finais de semana, os brunchs caíram no gosto do público e Florianópolis aderiu a tendência.

Chás, cafés e sucos podem ser saboreados com ovos, waffles, carnes frias e uma variedade de pães, além de tantas outras opções que variam de acordo com a criatividade e estabelecimento. Inaugurada recentemente no Passeio Pedra Branca, a cafeteria Bossa República oferece aos domingos um brunch de cardápio único. “Além do brunch, é possível encontrar opções para todas as refeições do dia. Temos croissant, tostadas, pães e molhos de fabricação própria”, conta a sócia Amanda Ferreira, de 28 anos.

Ao lado do companheiro e sócio, Tiago Polidoro, de 30 anos, ela comanda a cafeteria. Os dois resolveram oferecer o brunch como opção do cardápios pois acreditavam que o tipo de refeição "tinha tudo a ver com a nossa marca e a cidade merecia". “Somos um casal que quer oferecer para nossos clientes apenas aquilo que gostaríamos de consumir. É isso que nos move”, revela Tiago. 

O BRUNCH 

Para os proprietários, o grande diferencial do estabelecimento está na seleção dos ingredientes utilizados. “A produção artesanal de produtos que só serão encontrados aqui na nossa casa, aliada ao nosso objetivo de poder oferecer aos nossos clientes opções para qualquer hora do dia, com a garantia de qualidade”, destaca Amanda.  Os cafés são de grãos especiais e selecionados do plantio até as mãos do barista; pães, molhos e geléias são de fabricação da casa; e o salmão é selvagem do Alasca, pescado na natureza, sem corantes e sem ração, o que faz dele um peixe mais nutritivo e benéfico à saúde.

É possível encontrar opções para todas as refeições do dia, cafés especiais, torrados de forma artesanal em micro-torrefação e os churros, em opções doces, salgadas e até com gelato. Estes últimos são os preferidos dos clientes, que podem se deliciar com a porção mista com três massas doces (tradicional, red velvet e chocolate) e todos os molhos que a acompanham (doce de leite, chocolate, chocolate branco, morango e creme belga).

Realizado sob reserva, o brunch acontece das 10h às 14h e possui um preço fixo de R$49. No valor estão inclusos uma entrada e um prato principal.

RECEITA DO BOSSA 

SALMÃO SELVAGEM

Fatia de pão artesanal

Creme de avocado com limão

Salmão selvagem picado em fatias

Creme azedo (uma mistura de nata fresca, limão e um pouquinho de sal

Sal preto pra dar um sabor final bem de leve

PRESUNTO CRU

Fatia de pão artesanal

Ovos mexidos levemente cremosos (com a ajuda de creme de leite)

Presunto cru italiano (ou espanhol, costumamos variar)

Agrião fresco

Fio de azeite


SERVIÇO

QUANDO: todos os domingos, das 10h às 14h

ONDE: Rua da Praça, 241, Passeio Pedra Branca - Palhoça / reservas pelo telefone (48) 3065.2979

VALOR: R$49,00