00:00
21° | Nublado

SVB lança cardápio gratuito com 14 receitas veganas
Preparações são elaboradas por nutricionistas e testadas por chefs de cozinha

Publicação auxilia pessoas que desejam parar de ingerir carnes e outros produtos de origem animal e prova que a alimentação à base de plantas pode ser rica em proteínas (Foto: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 02/02/2023

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), organização que promove a alimentação vegana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa, acaba de lançar um cardápio gratuito com 14 receitas minuciosamente elaboradas por nutricionistas e testadas pelos chefs de cozinha Thiago Medeiro e Myllena Salles. Além de oferecer um menu diversificado para duas semanas, a publicação esclarece as principais dúvidas das pessoas que desejam mudar seus hábitos alimentares, passando a consumir produtos que não sejam de origem animal.

Um dos questionamentos mais comuns sobre alimentação vegana diz respeito ao consumo de proteínas, contidas na carne animal, e que podem faltar em uma alimentação à base de plantas (plant-based). “Todas as receitas foram elaboradas considerando o cálculo de aminoácidos essenciais, fundamentais para a formação de proteínas, assim como outros nutrientes necessários ao corpo, fazendo com que as receitas sugeridas sejam saudáveis e completas”, garante Tatiana Consoli, nutricionista do departamento de medicina e nutrição da SVB.

Como a mudança de hábito alimentar para uma alimentação sem produtos de origem animal ainda traz dúvidas, o material foi desenvolvido com o intuito de oferecer ideias de como montar as refeições com segurança.

Valem a compra: Vinhos orgânicos, naturais ou biodinâmicos? É só escolher!

O cardápio foi construído levando em consideração dois perfis, o plant-based, que refere-se a uma alimentação baseada em plantas com alimentos integrais e com o mínimo de produtos processados, e o que permite o uso de alguns alimentos refinados, como arroz branco, formando 7 dias de alimentação para cada um desses perfis. 

O material também conta com lista completa de compras, custo semanal do cardápio, além de vídeos demonstrativos do preparo das receitas.

O cálculo de valor semanal das refeições é de aproximadamente R$ 69,00 para o cardápio de baixo custo, comprovando a possibilidade de elaborar um menu saudável, acessível, e ainda contar com uma grande variedade alimentar, desmistificando o pensamento de muitas pessoas que acreditam que o veganismo seja um padrão alimentar caro. O material ainda aborda tópicos importantes, como a suplementação da vitamina B12.

Cada receita conta com todos os cálculos de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), micronutrientes e aminoácidos necessários para uma alimentação diária saudável.

Sendo assim, o conteúdo do cardápio da SVB conta com:

- Receitas elaboradas por nutricionistas e testadas pelos Chefs de cozinha Thiago Medeiros e Myllena Salles

- 7 dias completos de alimentação plant-based

- 7 dias completos de alimentação vegana de baixo custo (com uso de alimentos

Lista de compras para a semana, de cada cardápio

- Custo semanal dos cardápios

- Receitas e vídeos demonstrativos do modo de preparo 


O material impresso é vendido em eventos com a participação da SVB ao preço de R$ 14,90 e está disponível gratuitamente em formato digital pelo site www.svb.org.br/cardapio-vegano

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI
 

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br