00:00
21° | Nublado

Pimenta: a rainha das especiarias
Além de realçar o sabor dos alimentos, o ingrediente ainda decora majestosamente os pratos

Existem muitas formas do uso das pimentas na alimentação: ao natural, em conserva de azeite ou vinagre e desidratadas (Fotos: Divulgação)

Publicado em 14/03/2018

A pimenta é uma especiaria adorada por muitos, mas mesmo aqueles que não a apreciam sabem respeitá-la, pelo seu ardor e sua presença forte e marcante. Segundo estudos arqueológicos elas já eram usadas há nove mil anos, na região do México, pelas antigas civilizações. Não é por acaso que a gastronomia mexicana leva a marca do ardor das pimentas em seu sabor.

Diferente da pimenta preta (do gênero Piper), originária da Ásia, as pimentas coloridas (do gênero Capsicum) têm origem nas Américas. A cor normalmente é vermelha, mas pode variar entre o verde, amarelo, laranja e roxo. Foram os  antigos navegadores espanhóis e portugueses, nos séculos XV e XVI, que levaram as espécies de pimenta Capsicum para a Europa e Ásia, começando assim a globalização deste condimento que hoje é tão usado e apreciado em diversas gastronomias pelo mundo.

No Brasil as pimentas já eram cultivadas pelos indígenas, mesmo antes do descobrimento e sua importância na gastronomia brasileira é destacada, sendo um ingrediente indispensável em muitos pratos típicos em diversas regiões do país.

DIVERSIDADE

Só do gênero Capsicum são conhecidas aqui no Brasil 25 espécies, além das consideradas silvestres que ainda não foram catalogadas. Utilizadas como tempero, as pimentas realçam o sabor dos alimentos, acrescentando calor e ardor e transmitem uma sensação de bem-estar.

A Capsaicina, substância presente nas pimentas, é a responsável pela sensação de bem-estar e energia, tendo ainda propriedades analgésicas. Quando consumidas em doses adequadas as pimentas também são facilitadoras da digestão.

Existem muitas formas do uso das pimentas na alimentação: ao natural, em conserva de azeite ou vinagre e desidratadas. O importante é saber dosar e usar as mais aromáticas com alimentos suaves e as mais picantes com alimentos fortes. Assim como o vinho e a  cerveja, a pimenta já tem muitos estudiosos e degustadores, buscando conhecimento de como harmonizá-la da melhor forma com os alimentos. E você sabia que até até drinks e doces já são feitos com pimenta?

RECEITA  

Geleia de Pimenta

Ingredientes

1 kg de maçã vermelha

3 pimentas dedo de moça

250 ml de água

1 colher de sopa de vinagre de vinho

1/2 colher de sobremesa de gelatina incolor

1 xícara de açúcar

 

Modo de Fazer

1) Corte as maçãs e retire os caroços.

2) Coloque as maçãs em uma panela com a água e o vinagre e deixe cozinha até ficarem bem macias.

3) Retire do fogo, deixe esfriar e bata no liquidificador as maçãs com as pimentas. Leve novamente ao fogo com o açúcar. Mexa até dar o ponto de geleia. Acrescente a gelatina dissolvida em um pouquinho de água morna.

4) Deixe esfriar e coloque em um vidro. Guarde na geladeira. Excelente para servir com carne de porco, cordeiro ou queijos.


Sobre o autor

Ceres Azevedo

Digital Influencer/ Lifestyle Mulheres 50+


Ver outros artigos escritos?