00:00
21° | Nublado

O que não fazer em degustações?

(Foto: Divulgação)

Publicado em 02/05/2018

Você já deve ter participado ou pelo menos sido convidado para um evento de degustação de vinhos, seja ele um workshop, feira ou uma apresentação de novos rótulos de uma loja ou importadora. Essa época do ano é perfeita para participar desses eventos, pois são os meses em que mais vemos apresentações de grandes importadoras e jantares harmonizados.

Esses eventos são grandes chances de todos os profissionais da área e os consumidores finais terem a chance de ficar frente a frente com os enólogos e produtores, de sommeliers com informações relevantes e, o melhor: de inúmeros vinhos novos, sejam lançamentos ou rótulos que nunca provaram. Uma excelente oportunidade de provar diversos rótulos que talvez você não compraria, ou por gosto pessoal ou pelo preço.

Mas, você sabe o que fazer e o que não fazer nessas ocasiões? Como participo de muitas degustações, percebo muitas dúvidas e até mesmo despreparo de quem está lá como convidado. Para ajudar e evitar fatos desagradáveis vou falar um pouco do que fazer e como se portar durante essas degustações.

1) Independente do evento, em primeiro lugar: Não use perfumes marcantes! As pessoas estão lá com o objetivo de sentir os aromas e sabores dos vinhos em questão, não da sua nova colônia. É uma enorme falta de respeito com todos os presentes e os profissionais ali trabalhando.

2) Tão importante quanto, se não for um jantar/almoço harmonizado e sim uma feira ou wine show, não chegue de barriga completamente vazia.

3) Respeite os espaços, a ordem de chegada das pessoas ao balcão ou stand e o tempo de cada produtor. Faça perguntas pertinentes, deguste e converse sobre o vinho, emita opinião própria, mas evite puxar assuntos longos, contar de suas viagens, “dar uma de sabichão”, abrir aplicativos para ver pontuações e tratar de assuntos irrelevantes pro momento. O tempo é curto para que centenas de pessoas possam trocar ideias e provar os vinhos com a atenção dos produtores, utilize esse tempo com sabedoria.

4) Beber ou cuspir? Grande dúvida e uma questão importantíssima. Seja responsável, se você está num painel com dezenas e até centenas de rótulos é impossível beber todos os vinhos, mas claro que com cuidado você pode beber os que achar interessantes ou os mais especiais pra você. Mas, lembre-se que a coisa mais feia e desagradável em um evento são os bêbados incomodando, sendo impertinentes, falando alto e desrespeitando os outros a sua volta.

5) Fique atento às doses de degustação. Em eventos desse tipo as doses são menores do que estamos acostumados, você está lá para provar! É deselegante você pedir para encher a taça e só peça para repetir se tem genuíno interesse naquele vinho.

6) Os produtores estão ali para mostrar seu trabalho e a grande maioria das vinícolas produzem uma gama completa de vinhos, começando por vinhos mais simples, de entrada até grandes rótulos, procure conhecer a filosofia desses produtores provando diferentes rótulos, não chegue exigindo os vinhos mais caros ou beba somente esses.

7) Aproveitando esse tema, prove justamente os vinhos que você não conhece, que talvez não compraria e assim busque novos conhecimentos, aprenda sobre novidades, pode ser que a nova tendência esteja ali na sua frente e que uma nova uva ou região que você não conhecia te agrade bastante. Esses são, com certeza, algumas das coisas mais legais em eventos desse tipo.

8) E finalmente, não peça garrafas, brindes, presentes ou qualquer coisa que não esteja implicitamente ali com essa intenção.  É muito chato estar do outro lado do balcão nessa ocasião.

 

 


Sobre o autor

Eduardo Machado Araujo

Certified Sommelier - Court of Master Sommeliers


Ver outros artigos escritos?