00:00
21° | Nublado

Conheça os tipos de vinagres e seus benefícios

Os vinagres de frutas também são muito vistos no supermercado. O mais conhecido é o vinagre de maçã, porém, existem opções de uva, kiwi e laranja (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 30/03/2023

Conhecidos por serem super versáteis e de vários tipos, o vinagre é um dos condimentos indispensáveis na cozinha, seja para cozinhar, temperar e até como acompanhamento. Pensando nisso, a nutricionista Jaqueline Lopes explica os tipos de vinagres presentes no mercado e como cada um deles pode ser utilizado durante o preparo dos alimentos.

Vinagre Branco: O vinagre branco é o mais famoso dentre os outros e o mais encontrado nos supermercados. De valor nutricional baixo, o condimento é bastante utilizado como tempero para saladas e carnes. Além disso, é um produto acessível em decorrência do valor de comercialização.

Vinagre Balsâmico: É um vinagre escuro feito de suco de uva não fermentado. É conhecido por ter um sabor mais complexo, com toques doces e ácidos. Além disso, ele conta com uma boa quantidade de antioxidantes, enzimas e probióticos em sua composição e é ideal para peixes, carnes, molhos e até em algumas sobremesas, pois ajuda a acentuar o sabor dos ingredientes.

Vinagre de arroz: Preparado a partir da fermentação do arroz, essa opção de vinagre é mais conhecida na culinária japonesa, por ser leve, adocicada, além de ter nutrientes importantes para a saúde. Na cozinha, o condimento pode ser uma opção no preparo de diversos tipos de peixes.

Achados de Floripa: Cozinha criativa no Santa Mônica

Vinagre de frutas: Os vinagres de frutas também são muito vistos no supermercado. O mais conhecido é o vinagre de maçã, porém, existem opções de uva, kiwi e laranja. Os itens são boas fontes de agentes antioxidantes para o nosso organismo e podem ser utilizados no tempero de saladas ou em marinadas de carnes. No caso do vinagre de maçã, por exemplo, ele contribui com o fortalecimento dos cabelos e na recuperação muscular.

Vinagre de vinho tinto e branco: Obtido da fermentação dos vinhos, estes tipos de vinagres são saborosos e excelentes opções pela versatilidade que oferecem. O vinagre de vinho tinto, que contém antocianinas, é mais utilizado para o preparo de carnes vermelhas, e o vinagre de vinho branco, rico em substâncias antioxidantes, para saladas de folhas e legumes. Os condimentos também são conhecidos por combater o colesterol e a pressão arterial.

"O vinagre é um tempero que traz benefícios para a digestão e atua como antioxidante. Mesmo assim, pessoas com problemas de estômago, como gastrite graves e úlceras devem prestar atenção no consumo e sempre consultar um nutricionista para encaixar no seu plano alimentar. Com tantas opções e versões disponíveis, o ideal é escolher a que mais se encaixa com o dia a dia e que trazem mais sabor para os alimentos que são consumidos na rotina", finaliza a nutricionista.

Fonte: Água Doce

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br