00:00
21° | Nublado

Bolo combina com tudo
Oferecido em várias versões, das mais simples às mais sofisticadas, ele agrada em cheio e faz sucesso na hora do lanche

Bolo de laranja

Publicado em 14/10/2012

Aproveitando a pauta do Imagem da Ilha sobre o café, origens, sabores e aromas desta bebida tão apreciada pela grande maioria da população mundial, lembrei de outro queridinho da gastronomia: o bolo.

Conta a história que o bolo surgiu no Egito em forma de pães adoçados com caldas e xaropes de frutas. Depois, os romanos, que dominavam a técnica de fermentação, aperfeiçoaram as massas e o chamaram de bolo, pelo seu formato redondo.

Usando a criatividade os bolos foram se diversificando em diversos sabores até surgirem os bolos recheados, decorados e confeitados. Passaram então, nesta época, a fazer parte das comemorações de casamentos, da realeza europeia. O primeiro casamento a oferecer o bolo com andares, recheado e lindamente decorado foi o de Catarina de Médici com Henrique II, na França, em 1533.

No século XVII, os ingleses, através de uma mistura de cacau à massa do bolo, inventaram o tão famoso e adorado BOLO DE CHOCOLATE.

Presente em festas, lanches ou simplesmente acompanhando o café, o bolo tem uma lembrança meio mágica em nossa mente, nos remete a bons momentos da infância, de encontros de família, de lanches com os amigos, de festas de casamento, enfim de momentos felizes e prazerosos.
As opções são tantas que é praticamente impossível alguém dizer que não gosta de bolo. Puro ou com recheio, com cobertura ou não, de frutas ou chocolate, de fubá ou integral ele é um belo acompanhamento para o nosso cafezinho do dia a dia, para um chá quentinho nos dias frios ou até mesmo um suco refrescante no verão. Ah, e você já experimentou bolo com sorvete? Uma delícia.

Fica aí uma dica para o verão que tá chegando.

Lá no Ceres Azevedo Café & Cia temos alguns bolinhos já famosos, de frutas secas com especiarias, de banana com nozes e damasco, mas tem um que é simples e fofinho e que todo mundo adora: é o bolo de laranja com calda de açúcar. Simples e gostoso, fácil de fazer. Vou dar a receita para vocês.

É isso aí, pessoal, coloquem a mão na massa e surpreendam e agradem, com um saboroso bolo, aqueles que vocês amam!
Um ótimo mês para todos e até novembro!


RECEITA

Bolo de laranja

Ingredientes:

Massa:
4 ovos
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de amido de milho
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de suco de laranja

Calda:
6 colheres de sopa (bem cheias) de açúcar de confeiteiro
1 colher de sopa de suco de laranja

Modo de fazer:

Bata as claras em neve, acrescente as gemas e bata bem. Coloque então o açúcar. Depois de bater bem, acrescente aos poucos a farinha, o amido de milho e o fermento, misturando bem devagar. Acrescente então o suco de laranja. Leve para assar, em assadeira untada, em forno pré-aquecido a 175ºC por aproximadamente 45 minutos.

Para fazer a calda, misture o açúcar e o suco de laranja e leve ao fogo baixo. Quando começar a ficar mole e esbranquiçada, retire do fogo e coloque delicadamente sobre o bolo.


Sobre o autor

Ceres Azevedo

Digital Influencer/ Lifestyle Mulheres 50+


Ver outros artigos escritos?