00:00
21° | Nublado

Coluna Maristela Amorim - 2ª quinzena de novembro

(Foto: Guilherme Dimatos)

Publicado em 22/11/2016

Ideias pra vestir 

Pensar a moda e construir uma coleção a partir de uma linha de pesquisa, com embasamento e justificativas, é o que é feito durante os quatro anos do curso de Design de Moda da Udesc. Quando chega ao fim, o resultado desfila na passarela do OCTA Fashion, o grande evento de formatura, que leva para a plateia cerca de 2 mil espectadores.

Este ano não foi diferente. Em 12 de novembro, 38 alunos apresentaram seus trabalhos numa noite profissional. Tudo feito por eles mesmos e com a colaboração dos colegas que ainda estão em fases anteriores. Além do desfile, o OCTA lançou mais um número da sua OCTA Mag, a bem lapidada revista que traz detalhes do que foi desenvolvido, com muito capricho.

Entre os belos trabalhos apresentados, a coleção festa, de Érika Farcili (foto da capa); o paralelo, feito por Kariene Gava Wendhausen, entre as minas de carvão da década de 50 e 60, e o cotidiano das mulheres negras hoje – tendo o jeans como elo para descrever a atitude de resistência das duas referências; e os quimonos de Débora Midori Yamaguti Garcia, inspirados numa romântica lenda chinesa. Trabalhos que representam o preciosismo característico do curso de moda da Udesc. 

Casualmente

A carioca Reserva acaba de inaugurar a sua primeira loja em Florianópolis, no Shopping Iguatemi, com todas as boas novidades que sempre tem para o universo masculino. Roupas descoladas, confortáveis, especialmente em linho e em algodão, além da moda praia revelam o estilo casual da marca.

Inspiradas nas linhas da alfaiataria, as bermudas estão mais curtas para este verão que se anuncia. As regatas estão de volta ao portfólio e as estampas botânicas identificam a temporada. O motivo está nas camisas sociais, de mangas curtas, e até nas sungas e tênis. A Reserva também tem uma linha Mini – para meninos e meninas! -, com espaço garantido na sua estreia por aqui.

ONDM se firma

Santa Catarina destaca mais um projeto de sucesso. O Negócio da Moda (ONDM) é um evento anual que teve sua segunda edição no início deste mês de novembro, em Camboriú, reunindo importantes nomes nacionais do setor e quase duas mil pessoas na plateia, ávidas por informações sobre inovação, transformação e empreendedorismo. O empresário Ivan Jasper, idealizador do programa, quer que o ONDM se transforme num dos principais eventos do país em negócios de moda. Que assim seja.

Porque moda é muito mais do que “look do dia”. Por trás das vitrines está um mercado importantíssimo para o movimento da economia e para a geração de empregos, e já com consumidores atentos a questões como sustentabilidade e colaborativismo. Estes dois fatos poderão gerar uma nova revolução industrial, segundo André Carvalhal – ex-gerente de marketing da Farm e hoje diretor da Malha, um coworking de moda.

Rústico sofisticado

O Nordeste brasileiro, com suas praias e paisagens tropicais, inspirou o verão da Coven, grife mineira que tem lugar de destaque na Calcanhar de Aquiles. A boutique fez uma seleção incrível de peças em alfaiataria e em tricô - marca registrada da grife. Nesta temporada a Coven traz muita leveza e até transparências, e formas assimétricas instigantes, deixando em evidência amarrações e fios soltos, num criativo ar de inacabado que remete à rusticidade do sertão.

A cartela de cores privilegia tons terrosos (marrom e bege) e neutros (branco e preto), perfeitamente harmonizados com verde, vermelho, rosa e roxo do calor do litoral. Modelagens retas, largas e confortáveis, em calças, macacões, pantacourt, saias de comprimento midi, blusas e vestidos são as maiores apostas da Coven, para fazer bonito na estação de sol intenso. 

Renda-se!

Azul e rosa, mas nada de tons clarinhos. A proposta é de muita vibração no setor de lingerie, seguindo as tendências apontadas pela moda para o verão 2017. Os lançamentos em calcinhas e sutiãs seguem o mesmo caminho, e com modelos tão bonitos e confortáveis que dá vontade de mostrar. A Cravo & Canela Lingerie está com uma coleção assim, adorável, com modelos sedutores, sensuais, românticos. Para atender a todos os perfis.