00:00
21° | Nublado

Coluna Maristela Amorim - 2ª quinzena de julho/2017

(Foto: Comunica/Moda Unisul)

Publicado em 19/07/2017

Legítimos notáveis

Os chinelos mais populares do Brasil são também os mais criativos. Agora as Havaianas mergulham no universo da Nintendo e apresentam estampas exclusivas dos seus personagens, especialmente Mario e Luigi. A coleção chega em três versões de padrões. Uma delas exibe cena do jogo Super Mario World; a segunda retrata os irmãos com a Princesa Peach, Toad e Bowser; e a outra brinca com uma divertida abordagem iconográfica dos heróis.

Inspiração genial

O processo criativo da moda é muito interessante. Requer pesquisa, experiências com tecnologias têxteis, muita criatividade e referências que possam ser aplicadas em ensaios permanentes. Quem quiser conhecer um pouquinho sobre como acontece tudo isso pode visitar a mostra que está em exposição até o final do mês no hall da Unisul – unidade Dib Mussi. Ali, onde funciona o curso de Tecnologia em Design de Moda. Trinta alunos da primeira fase estão apresentando o resultado de um semestre de trabalho, com 15 criações feitas a partir do simplório pano americano. A inspiração veio dos maiores criadores do século XX, os estilistas geniais que selaram a história da moda com marcas autorais expressivas – entre eles, Chanel, Dior, Valentino, Courrèges, entre outros nomes fantásticos.

Investimento certo

Nosso inverno raramente é rigoroso. Mas quando bate o vento sul, ai, meu Deus! Só mesmo um casaco mais pesado, quentinho, confortável para aguentar tanta friagem. Uma alternativa e tanto são os sobretudos, já que resolvem rapidamente esse problema. Os modelos podem ser dos mais clássicos, ou então carregados de pegada contemporânea, mas atemporal. Afinal, uma peça assim – como esta da foto, da Bobstore - é investimento para muito tempo. O sobretudo é o mais usado. Prático, versátil, encara qualquer situação e ocasião por ser um básico sofisticado. Numa sugestão mais esportiva, o famoso trench coat cumpre bem a sua função de proteger inclusive da chuva – quando impermeabilizado. O manteau, por sua vez, assume um estilo entre essas duas propostas anteriores. Geralmente não tem muitos detalhes, nem é muito grosso. Mas faz um efeito...!

Moda com propósito

Tem novidade, e das boas. A recém-lançada Heri.Tage chega como uma marca de bolsas para compartilhar, propondo ainda o uso disseminado dos acessórios. A ideia é fazer com que mais pessoas aproveitem o mesmo modelo – sim! Para dividir com as amigas!!! – e que possam renová-la apenas trocando alguns componentes. A veia criativa anuncia o design escandinavo, minimalista, com peças inteligentes, funcionais e atemporais. Além disso, tem alternativa em couro animal e vegano – o Perugia, uma espécie de PVC que apresenta algodão na composição, mais biodegradável do que as borrachas habituais e de maior conforto ao toque. Quer saber mais? Está tudo no http://www.heri-tage.com