00:00
21° | Nublado

Calor Intenso e saúde ocular: cuidados essenciais nos meses mais quentes
Especialista alerta para maior proteção dos olhos nesta época do ano

É aconselhável evitar a exposição direta ao sol, especialmente durante as horas mais intensas (Foto: Internet Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 19/12/2023

O calor intenso associado aos dias ensolarados durante a temporada de dezembro a fevereiro poderá apresentar desafios significativos para a saúde dos olhos. O alerta vem do médico oftalmologista Fernando Ramalho. Ele destaca que a exposição prolongada ao sol, especialmente em praias e piscinas, aumenta o risco de problemas oculares, incluindo queimaduras na córnea e danos causados pela luz ultravioleta (UV).

"Nesta época, é fundamental investir em óculos de sol de qualidade, com proteção UV, que não apenas proporcionam conforto visual, mas também protegem os olhos dos raios prejudiciais do sol", explica Dr. Ramalho.

Outra proteção essencial, diz Dr. Ramalho, é a hidratação adequada: “O calor pode levar à desidratação, afetando a produção de lágrimas e causando olhos secos. Por isso, manter-se hidratado é crucial para garantir a saúde ocular. Beba água regularmente, principalmente em ambientes quentes", aconselha o especialista.

Também é aconselhável evitar a exposição direta ao sol, especialmente durante as horas mais intensas. Para isso, vale a pena investir no uso de chapéus de abas largas para proteger os olhos, bonés e, sempre que possível, buscar lugares que ofereçam sombra.

Reflexão: Já estamos prontos pra um novo ano? Por Amanda Lima

E ao aproveitar o tempo nas praias e piscinas, Dr. Ramalho destaca a importância de enxaguar os olhos após nadar. "A água salgada do mar ou as substâncias químicas em piscinas podem irritar os olhos. Lavar gentilmente os olhos com água limpa após nadar ajuda a remover possíveis irritantes. Mas cuidado, caso você use lentes, pois a água da torneira jamais deve ter contato com o produto, de forma a evitar a contaminação por bactérias ", aconselha.

Para os nadadores frequentes, o uso de óculos de natação oferece uma camada extra de proteção contra irritações e possíveis contaminações na água, acrescenta o Dr. Ramalho e, em caso de surgriem sintomas como vermelhidão, coceira ou visão turva, é essencial procurar atendimento oftalmológico. "Não ignore sinais de desconforto visual, pois a rapidez na intervenção pode prevenir complicações mais graves", diz o médico.

Da redação

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045